Em entrevista ao Bom Dia Mirante, nesta quarta-feira (15), a governadora em exercício do Maranhão, Iracema Vale (PSB), falou sobre a missão de comandar por cinco dias o Poder Executivo estadual. Ela também destacou a agenda que deverá cumprir nesse período, bem como reforçou a importância da mulher na política e a defesa das pautas municipalistas.
No bate-papo com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca, a governadora em exercício disse que o governador Carlos Brandão (PSB) deixou uma agenda pré-estabelecida, pois tem o desafio de inaugurar 300 obras em 100 dias. Neste período, Iracema Vale deve visitar pontos de alagamentos em São Luís, que estão recebendo intervenções do Governo do Estado, além de visitar os circuitos carnavalescos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É um gesto de doação muito importante da Assembleia Legislativa para aquele hospital. É um carinho dos deputados com o povo do Maranhão, que precisa daquela instituição. Nós vamos ao Aldenora Bello para levar essa boa nova, porque são R$ 4,2 milhões doados por todos os deputados da Assembleia Legislativa, sendo R$ 100 mil de cada parlamentar”, assinalou.
Mulheres na política
Segunda mulher a comandar o Governo do Maranhão e primeira a presidir o Parlamento Estadual, em 188 anos de história, Iracema Vale também falou sobre a importância de as mulheres ocuparem espaços na política.
“Eu acredito que o lugar da mulher é onde ela quiser. Eu sou militante política há 30 anos e todos os espaços que a gente consegue alcançar, também conseguimos fazer uma diferença para o público feminino. Eu acredito que as mulheres devem mesmo se lançar, se dispor, participar e ocupar esse espaço na política, que é muito masculino”, completou Iracema Vale, que também agradeceu ao governador Carlos Brandão e ao vice-governador Felipe Camarão (PT), ambos em missão no exterior, por confiar-lhe a missão de chefiar o governo nestes cinco dias.
Iracema Vale também fez questão de reforçar a sua postura municipalista e lembrou sua trajetória como vereadora e prefeita de Urbanos Santos, sua terra natal, por dois mandatos.
“Eu me considero uma deputada municipalista e, em todos os cargos que alcançar, estarei sempre defendendo essa bandeira, porque é a minha origem. Sei que a vida acontece é nos municípios, os problemas aparecem lá na ponta. Estamos trabalhando em conjunto, a Assembleia, o Governo do Estado e a Famem, nas pautas municipalistas”, destacou a governadora em exercício.