Devido ao baixo estoque de sangue na unidade da Hemomar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão), em São Luís, às vésperas do Carnaval, o Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão e a Câmara Municipal de São Luís lançaram nesta sexta-feira, 10, uma campanha para incentivar a doação de sangue.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lançamento foi realizado, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, pelos chefes das três instituições; o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; a deputada estadual Iracema Vale e o vereador Paulo Victor.
Segundo dados da Hemomar, dos oito tipos sanguíneos, o estoque de sangue está no pior nível, ou seja, classificado como “crítico” em quatro deles (O+, A+, O- e A-). O sangue AB tem estoque “mínimo”, seguido das tipagens B- e AB- que têm estoque considerado “adequado”. Apenas o sangue B+ tem disponível estoque classificado como “seguro”.
“Tomamos ciência que a situação piorou muito e quase não temos mais sangue para atender as emergências, cirurgias e pacientes que precisam de hemoterapias. Então estamos aqui para dar chamar a atenção da sociedade sobre a importância da doação de sangue”, alertou Eduardo Nicolau.
O chefe do MPMA lembrou, ainda, que o baixo estoque no banco de sangue da Hemomar é ainda mais preocupante com a proximidade do Carnaval e aumento da demanda por sangue. “A questão é urgente. Vamos nos unir e agir de forma colaborativa entre instituições e os cidadãos”, ponderou Nicolau.
Na avaliação da presidente da Alema, Iracema Vale, o momento exige ação e o Poder Legislativo estadual se integra à campanha para somar esforços e em busca de doares. Ela enfatizou que o estoque da Hemomar tem sido abaixo do ideal no período normal e a demanda aumenta nas festas carnavalescas “É uma causa do povo do Maranhão que a gente tem obrigação de abraçar”.
O vereador Paulo Victor, presidente da Câmara Municipal, parabenizou o Ministério Público pela iniciativa e colocou o Poder Legislativo à disposição para fortalecer as ações que visam diminuir o déficit no banco de sangue. “O MP vem transformando esse papel fiscalizador em papel de comunicação ativa de conscientização da sociedade, sobretudo de harmonia entre os poderes, não deixando de fazer seu controle e fiscalização. Essa campanha mostra a empatia com a vida de nossos cidadãos”, afirmou.
Também participaram do lançamento os promotores de justiça de Defesa da Saúde de São Luís Elizabeth Albuquerque Mendonça, Glória Mafra e Herbeth Figueiredo. Os deputados estaduais Carlos Lula, Florêncio Neto e Ricardo Rios igualmente estiveram presentes. (CCOM-MPMA)