A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Hospital Aldenora Bello, administrado pela Fundação Antonio Dino, está promovendo, de 21 a 25 de novembro, um mutirão de exames preventivos contra o câncer de colo do útero, com atendimento e orientação quanto ao autoexame da mama. Essa ação é fundamental para fortalecer o cuidado com as mulheres raposenses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reage, mulher, faz teu preventivo!” é dessa forma que a Semus reforça o convite para que as mulheres com a vida sexual ativa compareçam aos locais de atendimento para realização do exame e, dessa forma, recebam orientações de cuidados para prevenção dessa doença.
Os primeiros atendimentos foram realizados durante essa segunda-feira, (21), na Assembleia de Deus do bairro Pirâmide. A ação atraiu dezenas de mulheres que aproveitaram a oportunidade para colocar a saúde em dia. A busca ativa foi realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), mas o convite está aberto para toda população.
A ação contou com a presença da coordenadora do mutirão do câncer do Hospital Aldenora Bello, Silvana Neves Pereira; da coordenadora da Atenção Básica, Glaucia Rocha; e do secretário de Saúde, Romilson Froes, que na ocasião destacou a parceria da prefeitura com a Fundação Antonio Dino.
“Por meio dessa parceria iremos fazer com que as políticas públicas de saúde cheguem ao público feminino. A prevenção é o melhor remédio, e é por isso que nós estamos aqui realizando essa ação com atendimento de exame preventivo, que continuará durante a semana toda em nosso município”, declarou o titular da Semus.
Glaucia Rocha explicou que todas as mulheres com qualquer tipo de alteração no exame, serão agendadas para uma consulta de rastreamento no Hospital Aldenora Bello.
Para incentivar na realização do exame preventivo, a Semus, está distribuindo para mulheres de 25 a 64 anos de idade, canhotos para sorteio de brindes. O sorteio acontecerá dia 12 de janeiro de 2023, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Vila Bom Viver.