BELO HORIZONTE – Alcoa Brasil apoia e participa da Exposibram 2022

A Alcoa Brasil participou do evento mais relevante do setor da mineração na América Latina, Exposibram 2022. A exposição e o Congresso Brasileiro de Mineração aconteceram entre 12 e 15 de setembro, na Expominas, na capital mineira, Belo Horizonte.

Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil durante a mesa temática: “Mineração na Amazônia”

A participação da Alcoa aconteceu por meio de patrocínio e participação em painéis temáticos do Congresso, que reuniu mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas do setor mineral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

No dia 13, segundo dia do evento, Mônica Moncada, Engenheira Geotécnica Sênior da Alcoa, participou do painel “O Desafio de Rejeitos – Gestão e Inovação”, junto com o diretor do Conselho Internacional de Mineração e Metais, Aidan Davy, e o diretor de Geotecnia da Vale, Rafael Bittar. A moderação ficou a cargo do gerente sênior de Gestão de Barragens da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Marcos Antônio Lemos Júnior.

A engenheira destacou em seu conteúdo que, além da aplicação do Global Standard, é fundamental que as empresas estejam constantemente planejando, colocando em prática e verificando as ações de segurança das barragens.

Na manhã seguinte, quarta-feira (14), Otavio Carvalheira, Presidente da Alcoa no Brasil e Vice-presidente de Operações Brasil, San Ciprian e Oriente, participou, da mesa temática: “Mineração na Amazônia”, e destacou que “o maior desafio para a mineração na Amazônia é garantir um legado positivo, multiplicador, gerando valor compartilhado para a Comunidade e o Meio Ambiente”.

A mesa foi mediada por José Fernando Gomes Jr., secretário do SEDEME (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia) do Pará, e teve participação de representantes de grandes companhias do setor mineral, como Guido Germani, Diretor Presidente da Mineração Rio do Norte; Hugo Barreto, Diretor Presidente do Fundo Vale; Newton Viguetti, Gerente Executivo de Sustentabilidade e Jurídico da Mineração Taboca, e Welney Paiva, Diretor de Operações da Imerys.

A Alcoa também abriu um espaço para falar da importância do Alumínio, nesse dia, trouxe para área de Palestras Técnicas o tema “Alumínio: Transformando Potencial em Progresso Verdadeiro”.

A mesa foi acessível para o público do Congresso, como também para os participantes da Exposição. A mediação ficou por conta da profissional de comunicação, com uma vasta experiência na indústria do alumínio, Renata Freitas, diretora de Comunicação e Gestão da ABAL (Associação Brasileira de Alumínio), associação que representam 100% dos produtores de alumínio primário.

A mesa-redonda iniciou-se com Jean Yamamoto, gerente de Metal e Trading da Alcoa, falando da cadeia de produção: transformação da bauxita em produtos e soluções para o mundo moderno, aplicabilidades e sobre os produtos: Bauxita, Alumina e Alumínio.

E, no segundo momento, Elizabeth Batistela, gerente Comercial, destacou a presença da Alcoa no Mundo e no Brasil, falou sobre as metas da Companhia em relação às emissões de GEE e da nova linha de produtos verdes: Sustana, como EcoSource, EcoLum, EcoDura.

A atividade foi encerrada com destaque ao investimento e a importância do religamento do smelter da Alumar, em São Luís (MA), colocando a Alcoa entre uma das maiores produtora de alumínio do mundo, destacando o uso de 100% de energia renovável, geração de 2500 novos postos de trabalho diretos e indireto, envolvimento com a Comunidade, como também a viabilização da autossuficiência do mercado brasileiro de alumínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *