PREFEITO EDIVALDO – Gestão ilumina prédios históricos para alertar sobre doenças inflamatórias intestinais

Prédios históricos e espaços públicos da capital estarão iluminados com a cor roxa neste domingo, dia 19 de maio – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal. A ação segue orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem como objetivo chamar a atenção da população sobre os sinais e sintomas das doenças inflamatórias intestinais. Em alusão a data, no domingo a iluminação mudará de cor no Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, na fachada da Casa do Maranhão, no Forte de Santo Antônio e na Ponte Bandeira Tribuzzi. O palácio La Ravardière, sede do poder municipal, já está com a coloração especial desde o início deste mês em apoio à campanha Maio Roxo.

O Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura, está iluminado desde o começo do mês (Foto A. Baêta)

A ação, em apoio a Associação Maranhense de Doenças Intestinais Inflamatórias (AMADII), é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e visa alertar e difundir informações para a sociedade sobre o combate às doenças intestinais como colite ulcerativa e Doença de Crohn.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Iluminar monumentos e espaços públicos é uma ação recorrente da Prefeitura de São Luís, que apoia diversas causas durante todo o ano. Neste mês o poder municipal está apoiando tanto o Maio Amarelo, que tem sido lembrado desde o início do mês destacando com a cor amarela diversos pontos turísticos da capital em alerta à sociedade sobre acidentes de trânsito, quanto a campanha do Maio Roxo, que terá destaque no dia mundial da causa.

DOENÇA – As doenças inflamatórias intestinais são geralmente diagnosticadas a partir dos 30 anos e em ambos os sexos. Os pacientes podem ter limitações temporárias ou definitivas de suas rotinas de trabalho, bem como de convivência social e familiar. Conforme o caso, o paciente poderá apresentar abalos de imagem, com dificuldades para ganho de peso, aparecimento de fístulas, interferindo inclusive na vida sexual.

Em São Luís, a campanha iniciou no dia 4 de maio,com uma caminhada com saída do Parquinho da Avenida Litorânea. O encerramento será no dia 26 de maio na Feirinha São Luís, no Centro Histórico. A Feirinha já recebeu, no domingo (5), equipes de saúde que ocuparam um estande no local para repassar informações sobre a campanha. As atividades devem se repetir no local no domingo (12). Neste domingo (19), entre 14h e 21h, será realizado um workshop de conscientização sobre a doença no São Luís Shopping, no bairro Jaracati.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *