TECNOLOGIA – Parceria entre Prefeitura de Raposa, Ufma e Capitania dos Portos pretende lançar no espaço primeiro nanossatélite produzido no MA

A secretária municipal de Pesca de Raposa, Lavina Lisboa, e o chefe de gabinete coronel Heron Santos, juntamente com os professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Carlos Brito, José de Ribamar Braga e Luís Claudio, estiveram reunidos com o Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra, Alexandro Roberto Januário, na sala de reunião da Capitania dos Portos (CPMA), em São Luís, para apresentação do projeto do CubeSat Aldebaran I, protótipo que nasceu no curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, desenvolvido por professores e alunos.

Representantes da Prefeitura de Raposa, da Ufma e da Capitania dos Portos

O projeto piloto da UFMA em parceria com a Prefeitura de Raposa e Capitania dos Portos pretende lançar ao espaço o primeiro nanossatélite produzido no Maranhão no dia 24 de março de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

O coordenador geral desse projeto é o professor doutor Carlos Brito, que destacou a importância da Missão Aldebaran – I para o município de Raposa. Segundo ele, o principal objetivo é promover e desenvolver essa tecnologia no apoio ao resgate de pescadores que possam sofrer naufrágio e pode ser utilizado para salvamento de pequenas embarcações na região costeira maranhense.

“Nos deslocamos até a Capitania dos Porto com objetivo de solicitar apoio para concessão do Farol do Araçagy, no qual iremos realizar, no dia 24 de março, um experimento baseado na localização das embarcações em Raposa. A reunião foi muito proveitosa e ficou decidido que o CPMA irá nos apoiar para que possamos realizar nosso experimento”, afirmou Carlos Brito.

Lavina Lisboa destacou que a reunião foi muito proveitosa, pois o Aldebaran I é um dispositivo para salvatagem do pescador no município de Raposa: “Nós temos como parceiro a UFMA e também agora temos a Capitania dos Portos que cedeu o Farol do Araçagy, que tem a capacidade de medir o mar em três níveis”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *