Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam um discreto crescimento na cobertura vacinal contra Covid-19 no Maranhão. No entanto, 14 municípios estão puxando para baixo, o desempenho do Estado na aplicação do insumo que é a principal arma contra a pandemia do coronavírus.
Uma lista das 21 cidades maranhenses com menor taxa de cobertura vacinal foi divulgada neste domingo no Jornal Pequeno, mostrando menos de 43% de aplicações das primeira e segunda doses. Neste quadro, o município de Turilândia aparece com o 14° pior na aplicação de vacinas contra Covid-19 com apenas 42,55% de cobertura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação é motivo de preocupação ao secretário de Saúde Carlos Lula que disse à reportagem do JP que “É essencial que a gente melhore esses indicadores, a gente tem se reunido com prefeitos, a gente tem pedido esse apoio”. E completou “É fundamental tanto imunizar, quanto lançar os dados no Ministério da Saúde”.
O baixíssimo índice de imunização de Turilândia pode, inclusive, afetar a população de Santa Helena com aumento dos casos da doença, pois as cidades são vizinhas, situadas nas duas margens do Rio Turi e ligadas pela ponte e pelo movimentado comércio helenense.