A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou na manhã dessa segunda-feira (17), a vacinação contra Covid-19 para crianças de 10 e 11 anos. Durante toda a semana, pais e/ou responsáveis poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde da Maresia, Inhaúma e da Boa Esperança (Araçagy) das 8h às 11:30, de segunda a sexta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As primeiras crianças a se vacinarem foram Kayllane Mozart do Nascimento Costa e Guilherme Henrique Oliveira Silva, ambos de 10 anos. De acordo com o titular da SEMUS, Romilson Froes, a estimativa é que a procura pela vacina em crianças nesta faixa etária seja grande. A campanha de vacinação infantil segue recomendação do Ministério da Saúde, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Rozeni Sousa, mãe do pequeno Everton de 11 anos, que é autista, relatou que o momento foi de alegria, pois aguardava ansiosamente por este momento. “É a primeira vez que estou trazendo meu filho para tomar a vacina e quero incentivar outras mães que têm filhos autistas a trazerem seus filhos para se vacinarem, pois a covid-19 não acabou, pelo contrário, estamos em outra onda”.
Além do secretário de Saúde, a coordenadora de Imunização do município, Allanna Lago, acompanhou o primeiro dia de vacinação dos pequenos. “É muito emocionante, eu também sou mãe, e ver esse início de vacinação das nossas crianças me deixa até emocionada. Queremos levar a todos os pais a importância da vacina. Protejam seus filhos”, finalizou.
Para ter acesso a vacina, pais/responsáveis devem ficar atento às orientações abaixo e apresentar os seguintes documentos:
> Certidão de nascimento ou RG, CPF e Cartão do SUS;
>Laudo médico ou receita médica comprovando a comorbidades;
>Cartão de acompanhante para comorbidades ou deficiência;
>Exames que comprovem a comorbidade;
>A criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Na ausência, o responsável deve preencher uma autorização disponível nas UBS’s;
>Se tiver com sintomas gripais, aguardar 4 semanas para realizar a vacinação;
>Aguardar 15 dias para tomar outras vacinas.
Crianças com comorbidades e deficiência terão prioridade no atendimento e podem ser vacinadas também no horário de 13:30 às 16h, independentemente da idade, desde que dentro desta faixa etária.
– Insuficiência cardíaca;
– Cor pulmonale;
– Hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensiva;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e pericardiopatias;
– Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
– Talassemia;
– Síndrome de Down;
– Diabetes Mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão arterial;
– Doença cerebrovascular;
– Doença renal crônica;
– Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
– Anemia falciforme;
– Obesidade mórbida;.
– Cirrose hepática;
– HIV;
– Deficiência física;
– Neurodiversos (TDAH, TEA e deficiência Intelectual)