Não adiantou muito a mudança no trânsito da Avenida Jerônimo de Albuquerque, na altura do bairro Bequimão, em São Luís. As intervenções geométricas no local promovidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos eram, sem sombras de dúvida, necessárias para minimizar os constantes engarrafamentos nesse trecho desta movimentada via.
Para definir e criar o novo traçado da Jerônimo de Albuquerque, nas imediações do antigo “Roque Santeiro”, foram retirados de uma via auxiliar, um posto de táxi, barracas, trailers e até um ponto de parada de ônibus. A ideia era enlarguecer a avenida e criar retornos para veículos nos dois sentidos desse importante corredor viário.
Nesse trecho de aproximadamente 500 metros de extensão, a movimentada avenida até ficou mais larga, com três faixas no sentido bairro – Centro. No entanto, após todo esses ajustes, considerados verdadeiras “gambiarras”, em frente ao Hospital São Domingos, a via permaneceu estreita, com apenas duas faixas, voltando às três faixas somente após a citada casa de saúde particular.
Isso tem gerado um ‘gargalo’ no escoamento de veículos que trafegam por lá, provocando assim um verdadeiro nó no trânsito.
Sobre essas “adequações” no local, pode-se dizer que a Prefeitura de São Luís conseguiu remanejar da área atingida com as obras, taxistas e pequenos comerciantes, mas não teve força suficiente para eliminar a área construída pelo São Domingos, que avançou em direção à Avenida Jerônimo de Albuquerque.
O pior de tudo é que nessa parte da via onde o hospital construiu esse “anexo”, funciona um restaurante que atende alguns de seus pacientes, visitantes e funcionários. Uma espécie de “bomba relógio” sob a mais movimentada avenida da capital maranhense, considerada, inclusive, sua “espinha dorsal”.
O trânsito de São Luís é mesmo incrível! Não tem sinalização adequada; são poucas as faixas para pedestres que estão visíveis; não possui uma única passarela; e ainda se dá ao luxo de ter uma “praça de alimentação” debaixo de sua mais carregada avenida!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE