Da “pontinha” da Ponta D’areia até a praia do Araçagy, na Ilha de São Luís, quem se dispor a tomar um banho de mar (ou maré), pode estar sujeito, no ato de mergulhar, a engolir água salgada recheada com coliformes fecais. Esse é o resumo prático de um laudo de balneabilidade aferido e conferido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
A informação atestando que sete praias de parte da costa marítima da capital maranhense estão impróprias para banho é baseada no último monitoramento realizado pelo órgão estatal entre o Dia de São José (19 de março) ao Domingo de Ramos (14 de abril), feito nas praias de Ponta D’areia, São Marcos, Calhau, Caolho, Olho D’água, do Meio e Araçagy.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não constam no laudo técnico da Sema, as longínquas e de difícil acesso praias de Panaquatira e Boa Viagem, no município de São José de Ribamar e as praias da Guia e do Boqueirão, localizadas na área Itaqui-Bacanga, consideradas verdadeiros “sugadores de vidas humanas”.
Portanto, seguindo a tradição dos antigos católicos, nada de banho nesta Sexta-feira Santa. Pelo menos banho de mar… É isso que a Secretaria do Meio Ambiente está orientando!