Certamente a mais garantida fonte de receita de um Estado é a arrecadação de impostos. Entre os principais tributos está o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), cuja alíquota varia de produto a produto e de Unidade a Unidade da Federação.

Governador Flávio Dino (Foto Reprodução)
Entre os considerados vilões das pautas de ICMS estão os combustíveis, desde a gasolina comum ao gás de cozinha. É neste segmento que o consumidor está sendo mais sacrificado, e é nele também que os estados têm receita garantida para equilibrar suas finanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os governos Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso anunciaram recentemente a decisão de baixar alíquotas do ICMS, atitude vista com satisfação pela população. No Maranhão, pelo visto o governo não pretende seguir a tal medida, vista com bons olhos por consumidores gaúchos, capixabas e matogrossenses.
Por enquanto, o referido imposto continua sendo imposto pela Fazenda Estadual, sem qualquer possibilidade de redução do ICMS sobre uma única gota de gasolina. Pelo menos, por enquanto…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
