Acontece nesta quarta-feira (20), a eleição para escolha da nova diretoria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Sindsalem), criado no ano de 2007. Duas chapas disputam o pleito e a vencedora comandará os destinos desta instituição de classe nos próximos três anos.
A Chapa 1 que tem como slogan ‘Compromisso e Ação para Avançar’ tem como candidato a presidente Natanael Serejo e como vice Nathálya Melo. Ainda integram o grupo, Vitória Cirino (Secretaria Geral); Luzenice Macedo (Finanças); José Verde (Aposentadoria); Alex Bruno (Jurídico); Irany Santos (Comunicação); Elizabete Morais (Diretoria Sindical); Raimundo Fonseca (Intersindical); Clionor Garcês (Administrativo); e Anderson Rocha (Assuntos Parlamentares). Além da Diretoria Executiva, com sete membros suplentes, cinco componentes integram o Conselho Fiscal com mais 5 na suplência.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Do outro lado, a Chapa 2 que tem como lema ‘Novos Rumos. Novas Conquistas’, apresenta como candidato a presidente Gutemberg Silva e como vice-presidente Joana Araújo. Compõe ainda a Diretoria Executiva, Uélida Lima (Secretaria Geral); Letícia Souza (Finanças); Eney Barbosa (Aposentadoria); Rosely Ferreira (Jurídico); Uziel Azoubel (Comunicação); Iradson Aragão (Diretoria Sindical); Enoque Fonseca (Intersindical); Thiago Matos (Administrativo); e Nilton Baêta (Assuntos Parlamentares). Da mesma forma, sete membros formam a suplência da Diretoria Executiva; e cinco formam o Conselho Fiscal com seus respectivos suplentes.
Cinco objetivos estratégicos compõe as propostas da Chapa 1: Formação e Conhecimento; Comunicação; Defesa da Categoria; Modernização e Organização; e Articulação Interinstitucional. Já a Chapa 2 apresenta como centro de suas propostas a valorização do servidor e cita em seu primeiro tópico o resgate ao diálogo com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, de forma conciliatória, para que sejam recebidas e atendidas reivindicações em benefício do funcionalismo da Casa.
Dados apontam que atualmente, a Assembleia Legislativa possui um quadro funcional em torno de dois mil servidores. Deste quantitativo, somente 450 são efetivos e estáveis, portanto, a grande maioria do efetivo é formada por comissionados em cargos diversos.
A eleição em referência terá início às 09h00 e se estenderá até as 15h00 deste dia 20 de março. Espera-se que, nesse ambiente público que tem como principal justificativa, a ação de 42 representantes do povo maranhense no Legislativo Estadual, todos escolhidos pela vontade popular, a eleição para escolha da nova Diretoria do Sindsalem transcorra de forma serena e transparente. E se a “chapa esquentar”, que seus integrantes mantenham a cabeça fria e aceitem o resultado final das urnas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE