DESCASO PÚBLICO – Terminal da Fonte do Bispo é tomado por buracos, barracas improvisadas e falta de higiene e de segurança

Quando pouco se falava em terminais de integração, no dia 1º de maio de 1986, o ex-prefeito de São Luís, o engenheiro Mauro Fecury inaugurava o Terminal de Ônibus da Fonte do Bispo, com a finalidade de disciplinar o trânsito e atender usuários do transporte coletivo na região do Anel Viário, em São Luís. Na ocasião foram construídas cinco plataformas para embarque e desembarque de passageiros e 24 quiosques acoplados em módulos para a comercialização de lanches, refeições e bebidas.

Buracos e lixo descartado de forma irregular fazem o atual cenário do Terminal da Fonte do Bispo (Reprodução)

O Terminal da Fonte do Bispo ou Anel Vário como muitos chamam, chegou a impressionar seus usuários por sua magnitude, pois além da urbanização da área, as colunas de  sustentação da cobertura das plataformas e dos quiosques eram revestidas de azulejos coloniais. Com o decorrer do tempo e com o vandalismo, muitas  destas peças foram quebradas ou retiradas. Este espaço público também passou a ser ocupado por barracas improvisadas feitas de metal, com esgoto correndo a céu aberto e muitos buracos tomaram conta de suas coberturas e do seu pavimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Adiciona-se a precariedade das instalações deste terminal de ônibus, muito lixo descartado de forma irregular, gambiarras em instalações elétricas e sanitárias, além da falta de higiene e de segurança. Há quem diga que o lugar é palco para prostituição e consumo de drogas. Desta maneira, todo esse cenário acabar por comprometer  o paisagismo urbano da região central de São Luís.

Com o entra e sai de ônibus e as chuvas o pavimento de acesso às plataformas está comprometido (Reprodução)

Em novembro de 2013, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) ensaiou uma ampla audiência para buscar a revitalização do Terminal da Fonte do Bispo e seu entorno, mas toda discussão não saiu da mesa de reuniões. Portanto, as lastimáveis condições em que se encontra este logradouro devem servir de consistente pauta para ser abordada pelos vereadores no plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *