SÃO LUÍS – MPMA debate atuação integrada de combate à Covid-19

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 18, por meio de videoconferência, promotores de justiça com atribuição na área da saúde de todo o Maranhão debateram estratégias de atuação conjunta contra o coronavírus. O objetivo é centrar esforços de prevenção no momento em que os casos de Covid-19 voltaram a aumentar no país.

DSC 1204

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Ao agradecer a participação dos promotores de justiça, Eduardo Nicolau conclamou todos a se engajarem em um esforço coeso e para defender o direito à saúde e, principalmente, o direito à vida. “Precisamos trabalhar unidos para evitar que esta doença assole mais ainda nossas cidades”, afirmou o procurador-geral de justiça.

No mesmo sentido, a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, lembrou que a sociedade precisa de uma atuação una e indivisível do Ministério Público. “O interesse público se sobressai, daí a necessidade de alinhar posicionamentos e atuações”, pontuou.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caop Saúde), Ilma de Paiva Pereira, destacou que vivemos um novo momento da pandemia com a disseminação de uma nova cepa do vírus em Manaus e o risco de disseminação para outras cidades requer protocolos sanitários rígidos. “A população está cansada e a economia também. É preciso uma atuação uniforme, resolutiva, efetiva e corajosa”.

Em seguida, ela detalhou aos participantes o conteúdo de um ofício do Caop Saúde encaminhado aos promotores de justiça com atribuição na área. O documento destaca que os dados epidemiológicos sinalizam uma possível segunda onda de disseminação e transmissão comunitária do novo coronavírus no país, que pode ter sido agravada pelas festas de final de ano. “Esse crescimento possivelmente reflete a flexibilização das medidas de distanciamento social, a retomada de atividades não essenciais, o descumprimento dos protocolos sanitários e as aglomerações”. (Texto e foto: CCOM-MPMA)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *