Duas chapas disputam a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem para o biênio 2021-2022, cuja eleição acontece nesta quinta-feira (14). O atual presidente e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, encabeça a chapa 1, denominada “Salvio Dino – Municipalismo na prática”; e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, concorre pela chapa 2, denominada “Zé Gentil: Municipalização para Todos”.

Erlãnio Xavier com Wverton Rocha e Fábio Gentil com Carlos Brandão (Reprodução)
O impressionante desse confronto é a forma como a “campanha eleitoral” vem sendo desenrolada em sua reta final. Notícias falsas sobre a desistência do candidato caxiense circularam nas redes sociais, sabe-se lá a mando de quem. Notícias com teor de bajulação também foram despejadas nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerada por muitos como um “elefante branco”, a Famem nunca foi tão cobiçada assim, e o motivo é um só: dois “governadoráveis” – no caso, o governador em exercício Carlos Brandão e o senador Weverton Rocha, padrinhos dos dois candidatos a presidente da entidade municipalista – travam uma verdadeira ‘queda de braço’ para provar quem tem mais força política no Maranhão.
Para os dois, a Famem além de ser vitrine é também trampolim para quem pretende disputar o cargo de governador nas eleições majoritárias de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
