Projetada em 1967 e inaugurada em 1970 pelo então governador José Sarney, a Barragem do Bacanga teve como um de seus objetivos, diminuir a distância entre o Centro de São Luís e o Porto do Itaqui. Essa ligação rodoviária acabou propocionando ao “outro lado” do Rio Bacanga um processo evolutivo de grandes proporções, tanto econômico e social, quanto populacional.
A princípio, veio o Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), depois emprendimentos portuários, centrais de distribuição de combustível, terminais marítimo e ferroviário, e um amplo leque de prestação de serviços. Ao mesmo tempo, surgiram ocupações que viraram bairros, até se transformar nessa bem habitada área Itaqui-Bacanga, com seus mais de 40 bairros.
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Meio século se passou e a única via de acesso rodoviário do Centro para essa importante e crescente região da capital maranhense continua sendo a “velha” Barragem do Bacanga. E não foram poucas as promessas de políticos sobre a construção de um novo acesso ao eixo Itaqui-Bacanga por meio de ponte. Mas tudo não passou de discurso em palanque ou de conversas em sobrevoos…
No momento em que muito se fala de mobilidade urbana e infraestrutura viária, é possível que essa bola seja levantada pelo time formado por onze candidatos a prefeito de São Luís. Afinal, o “jogo eleitoral” já começou e torcedores da área estão com esse grito de gol preso na garganta há anos…
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