SETE ESTRELAS – 130 anos após Marechal Deodoro da Fonseca proclamar a República, mais um General preside o Brasil

Às vésperas das comemorações do 130° aniversário da Proclamação da República do Brasil, promovida pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889, o país volta a ser governado por um “militar de quatro estrelas”. O vice-presidente, General Hamilton Mourão está à frente do Executivo Federal desde domingo (20) e permanecerá no cargo até a próxima sexta-feira (25).

Marechal Deodoro da Fonseca: primeiro presidente da República do Brasil

Como diz o adágio, “o mundo dá muitas voltas” e tanto é assim, que até a ordem natural das coisas, sobretudo da hierarquia militar, sofre alterações. Basta verificar o organograma governamental do Brasil, onde um capitão da reserva do Exército Brasileiro está acima de um general da mesma Arma, no caso os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Nação. Tudo isso graças ao processo democrático de direito no país, pois mesmo com o sugestivo nome de ‘comandante’, o general Hamilton Mourão está subordinado ao capitão Jair Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Vale dizer que o povo brasileiro também experimentou ser governado por militares por 20 anos e onze meses quando cinco generais comandaram a Nação sob forma de “rodízio” entre 1964 a 1985. Muitos não gostaram do que vivenciaram, outros lembram com saudades. O certo é que após o Brasil ser governado durante 13 anos por uma “estrela avermelhada”, agora está sendo comandado por “sete estrelas”, três de Capitão e quatro de General.

General Hamilton Mourão: Presidente em exercício até o dia 25

1 pensou em “SETE ESTRELAS – 130 anos após Marechal Deodoro da Fonseca proclamar a República, mais um General preside o Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *