O vereador é o filiado mais cotado para ser o vice na chamada “união das esquerdas”
“O resultado da pesquisa mostra a força do Lula e do PT em São Luís e no Maranhão”. Ao ser procurado pelo blog, essa foi parte da declaração do vereador e presidente do Diretório Municipal do PT em São Luís – Honorato Fernandes – ao comentar o resultado da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa DataIlha, encomendada pela empresa Vieira Press, editora do blog do jornalista Jorge Vieira, e divulgada nesta quarta-feira (21).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a pesquisa, quando aparecer com apoio de Lula e como o candidato do partido do governador Flávio Dino, Rubens desponta na segunda colocação, com 20,6% das intenções de votos, e com larga diferença do terceiro colocado, Duarte Jr (9%), ou seja, os números evidenciam que neste cenário apresentado, o jovem socialista iria para o segundo turno contra Eduardo Braide (Podemos), ultrapassando Duarte Jr e Wellington do Curso.
O Instituto DataIlha ouviu 1.014 eleitores, entre os dias 13 a 15 de julho deste ano, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral – TRE, sob o número 0027/2020. “Tenho certeza que a nossa posição política nas eleições de 2020 contribuirá na construção de uma cidade mais fraterna, desenvolvida, segura e com justiça social”, concluiu Fernandes.
Muito embora o martelo ainda não tenha sido batido, o vereador Honorato é o filiado mais cotado para materializar a chamada “união das esquerdas” e compor a chapa com Rubens Jr na condição de vice. As negociações de apoio do PT à pré-candidatura de Rubens foram iniciadas ainda em 2019, mas avançou de forma considerável nos últimos dias, tanto que 80% do Diretório Municipal, órgão deliberativo que estará incumbido de definir quais os caminhos que deverão ser seguido pela sigla em 2020, já defende a tese de aliança com o PCdoB.
ESQUERDA UNIDA – Caso a aliança seja realmente concretizada, as eleições municipais na capital maranhense passam a ter um novo rumo. Eduardo Braide segue como favorito (33,7%), porém com diferença de apenas 13,7% de votos para Rubens(20,6%). Wellington do Curso aparece na quarta colocação com 6,4%, seguido de Neto Evangelista com 5,7%, Adriano Sarney com 3,1%, Bira do Pindaré com 2,9%, Jeisael Marx; Yglésio com 1% e Madeira com 0,7%.