Todos lembram do emblóguio que foi a tentativa de implantar o BRT na Estrada do Araçagy. O famigerado projeto, não só consumiu tubos de dinheiro, como provocou a falência de comerciantes instalados nessa região da Ilha de São Luís e ainda causou inúmeros acidentes de trânsito, inclusive alguns com vítimas fatais.

Governador Carlos Brandão (Foto: Reprodução)
Deve-se lembrar que todo esse embaraço começou ainda no governo Roseana Sarney com a transformação de parte da rodovia MA-203 em uma avenida cujo canteiro central era de largura desproporcional, cheio de postes de iluminação pública. Um convite a colisões automobilísticas com as referidas hastes de concreto e muita polêmica.
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Anos depois, o sucessor de Roseana, Flávio Dino, atual ministro do STF, tentou implantar sem êxito, na mesma rodovia estadual, o Bus Rapid Transit (BRT), cujo ponto de partida seria nas imediações do Alphaville e a parada final na altura da rotatória do Calhau, próximo à Igreja São Luís Rei de França. Para reverter o impopular formato da Estrada do Araçagy, na ocasião o canteiro central foi “estreitado” e em suas laterais foram despejadas toneladas e mais toneladas de concreto para que fossem criadas duas faixas exclusivas para o BRT.

Formato incompreensível da Estrada do Araçagy provocou inúmeros acidentes
Nesse embaraçoso projeto de mobilidade urbana, deve-se lembrar que Dino realizou o sonho de moradores e comerciantes do bairro do Olho d’Água. Seu governo ampliou a Avenida Litorânea no trecho entre a praia do Caolho e a Avenida São Carlos. A obra garantiu acessibilidade e o aumento considerável do fluxo de banhistas nesta tradicional praia da Ilha.
No entanto, o incompreensível formato da Estrada do Araçagy continuou sendo pautado pela imprensa e alvo de críticas e manifestações contra a tal “logística sem lógica”. Tanto foi assim, que Dino ainda tentou popularizar a obra colocando um tal ‘Expresso do Trabalhador’, que transportava trabalhadores do comércio de forma gratuita para seus destinos, no caso, os principais shoppings centers da cidade de São Luís.

Trecho da Avenida Litorânea na praia do Olho d’Água
Em abril de 2022, para disputar a única vaga do Senado Federal, Flávio Dino entregou o governo para o seu vice, Carlos Brandão, e a tiracolo, a “bomba” chamada em dualidade Estrada do Araçagy ou MA-203. Diante da pressão popular, não demorou para o governo Brandão desativar o artefato, retirando canteiros centrais secundários e as paradas de ônibus instaladas de forma equivocada nesses espaços. Era a tão esperada adequação pra valer da criticada via pública.
Finalmente a Estrada do Araçagy ou rodovia MA-203 ganhou aspecto de avenida, proporcionando assim, mais segurança, conforto e agilidade no trânsito desse movimentado corredor viário metropolitano. Brandão foi mais adiante, ao promover, recentemente, a requalificação do tráfego de veículos nas imediações da extinta rotatória do Olho d’Água, na capital maranhense.

Início das obras de ampliação da Litorânea até a praia do Araçagy
E não somente isso. O governador Carlos Brandão construiu e entregou a primeira etapa da Avenida Metropolitana, trecho entre a Vila Funil, acesso à rodovia BR-135 até o bairro São Raimundo, em São Luís. Outro importante feito do atual governo foi a requalificação da Estrada da Raposa até a sede do “município caçula” de Upaon-Açu.
Brandão também inicou as obras de ampliação da Avenida Litorânea, em sete quilômetros, da praia do Olho d’Água, em São Luís até a praia do Araçagy, em São José de Ribamar. Paralelamente, o atual chefe do Executivo estadual começou as obras de duplicação da rodovia MA-204, entre o Elevado Neiva Moreira, próximo ao Alphaville e a praça de Mocajituba, na confluência com a rodovia MA-202, a congestionada Estrada da Maioba, em Paço do Lumiar.
Portanto, em termos de rodovias e avenidas na Ilha de São Luís, Brandão está léguas na frente de Dino. Tudo isso, sem contar com o desnecessário viaduto “Bacabeirinha” construído pelo governador em um dos acessos da Litorânea.
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