A semana que passou foi bastante movimentada no plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão. As sessões foram marcadas por denúncia da deputada Mical Damasceno (PSD) no chamado caso dos prints, manifestações de apoio ao governador Carlos Brandão (PSB) e reconhecimento dos avanços alcançados em todo o estado.

Diversos deputados da base aliada se manifestaram
Mical Damasceno fez o que chamou de “denúncia grave e revoltante”, na sessão da terça-feira (20), acerca de print de conversa de cunho misógino e sexual, envolvendo seu nome, entre o blogueiro Victor Landim e, supostamente, o vice-governador Felipe Camarão. O caso repercutiu bastante na mídia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A parlamentar apresentou imagens do circuito interno da Assembleia para mostrar que o horário do print coincidia com o da sua fala na tribuna e fez uma sugestão para solucionar o caso. “Se o senhor vice-governador, Felipe Camarão, não tem nada a temer, que ele entregue o celular para a Justiça, para fazer a perícia técnica. Por que não? O que custa? Rapidamente é esclarecido”.
Rodovias
Na mesma sessão, o deputado Júnior Cascaria (Podemos) destacou o avanço das obras de recuperação de rodovias estaduais na região do Médio Mearim. Na lista, a MA-122 (Lima Campos a Pedreiras), MA-119 (Igarapé Grande a Lago da Pedra) e MA-012 (Cariri, Poção de Pedras, e Esperantinópolis).
Cascaria agradeceu e parabenizou o governador pelos serviços. “É um homem acessível, que tem trabalhado muito pelo desenvolvimento do Maranhão e, especialmente, pelo Médio Mearim”, afirmou.
*Regiões da Baixada e Tocantina*
Na sessão da quarta-feira (21), o deputado João Batista Segundo (PL) respondeu com firmeza ao também deputado Othelino Neto (SD) sobre as dificuldades que há anos existem na Baixada Maranhense. Segundo questionou, ainda, sobre promessas de emendas feitas pela senadora Ana Paula, esposa do parlamentar do Solidariedade e que é de Pinheiro.
“Temos uma senadora da nossa cidade de Pinheiro. Me admiro muito, quando o governador levou mais de 10 km (de asfalto) para Pinheiro, ela foi falar que, de cada 10 que ele desse, ela ia dar 30. E eu faço uma pergunta: quantos quilômetros se ele botar de estrada, ela pode ajudar e conseguir?”.
Representante da Baixada, Segundo reforçou que os problemas na região são antigos e que o governo tem realizado ações buscando resolução. “A gente sabe da dificuldade, mas todos juntos podemos, sim, resolver e fazer o Maranhão melhor”, argumentou.
Também na sessão de quarta-feira (21), o deputado Kekê Teixeira (MDB) destacou a agenda de trabalho do governador Brandão em Imperatriz, com a entrega de várias obras, enfatizando a gestão comprometida e municipalista, com foco no bem-estar da população.
O parlamentar elencou inaugurações, como a da Unidade Básica de Saúde do bairro Camaçari e do posto da Vila Fiquene, ações no Estádio Municipal Frei Epifânio e apoio à arte de rua no viaduto da BR-010. “Registro aqui meu reconhecimento e agradecimento por sua gestão comprometida, municipalista”, disse Kekê Teixeira.
Avanços
Na sessão da quinta-feira (22), os deputados Cláudia Coutinho (PDT), Neto Evangelista (União), Dra. Vivianne (PDT) e Eric Costa (PSD) destacaram ações desenvolvidas pelo governo do Estado em diversas áreas e parabenizaram o chefe do Executivo por enfrentar as dificuldades e assegurar avanços que são sentidos pela população em todo o Maranhão.
Cláudia Coutinho destacou a entrega do Complexo Regulador Estadual do Maranhão. “Parabenizar o governador Brandão pela criação e entrega do nosso Complexo Regulador, centralizado. E digo que esta iniciativa vai muito além de uma estrutura física, que lá estive, uma estrutura perfeita. É, acima de tudo, um ambiente humanizado, um compromisso renovado com a vida”, ressaltou.
Rebatendo críticas de oposicionistas, Neto Evangelista defendeu uma proposta de repasse de emendas parlamentares para mais investimentos na área da saúde. “Destinar, no mínimo, 50% dos nossos recursos para a área da saúde”, pontuou.
O parlamentar também observou que o Maranhão oferta um atendimento diferenciado. “Uma vez, o Secretário Executivo do Ministério da Saúde me disse que é como se o Maranhão tivesse um Sistema de Saúde diferenciado do SUS, um Sistema de Saúde do Maranhão, porque ele abarcava responsabilidades que, na verdade, pelo SUS nem seriam suas. Acho que pouquíssimos estados, inclusive, têm UPAs sendo geridas pelo Governo do Estado”, observou.
A deputada Dra. Vivianne reconheceu o trabalho realizado pelo governo do Estado, destacando ações nos setores de saúde e infraestrutura.
“São áreas muito desafiadoras e que jamais vão deixar de ter problemas. E eu acredito que o governador está, na medida do possível, tentando resolver e avançando o máximo possível nessas áreas”, enfatizou.
Legitimidade
Eric Costa manifestou apoio ao governador Carlos Brandão, também na sessão da quinta-feira (22), e atestou avanços alcançados no estado. “Acredito que eu tenho legitimidade para fazer isso, porque lá atrás eu me posicionei contrário ao governador Brandão”, afirmou.
O deputado ressaltou que não pode cometer injustiça e, por isso, reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido. Também manifestou seu apoio à liderança política de Carlos Brandão. “Digo ao governador que conte com o deputado Eric Costa, conte com a nossa parceria, conte com nosso trabalho aqui nessa Casa”, confirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
