Em alusão ao Dia Mundial da Biodiversidade, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com alunos do projeto de extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizou ações educativas com os alunos das Escolas Santo Antônio e São Joaquim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da educação ambiental, reforçando o entendimento de que todos são participantes ativos em uma causa comum, que é a preservação da vida em todas as suas formas.
Os universitários fazem parte do projeto de extensão “Na Mira da Extinção”, que visa conscientizar sobre espécies ameaçadas e promover a valorização da biodiversidade da fauna do Maranhão. Durante a ação, os docentes ministraram palestras educativas, abordando temas como o papel de cada cidadão na conservação ambiental e os riscos da extinção de espécies.
Após as palestras, os alunos participaram de atividades recreativas e lúdicas, todas com base na temática ambiental, reforçando os conteúdos abordados de forma interativa e dinâmica.
Ana Valéria, bióloga da SEMMA, pontuou que a ação foi estratégica para que os alunos compreendessem melhor a biodiversidade.
“A Secretaria convidou a equipe da UEMA para estar aqui no município de Raposa, em duas escolas. A iniciativa vem tratar de um grupo de felinos que é muito importante justamente para a preservação da biodiversidade, mas que sofre muito com ações como a caça, como o desmatamento, como a própria poluição ao meio ambiente. Então, para juntar esse Dia Mundial da Biodiversidade, nós trouxemos esse estudo para as nossas escolas”, disse.
Bruna da Silva, mestrando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, explicou mais sobre o projeto. “A ideia aqui foi trazer conhecimento sobre a fauna local, pois muitas vezes as pessoas conhecem apenas a fauna de outros países ou estados, mas não conhecem a fauna da sua própria região. Nosso objetivo é justamente promover esse conhecimento, para que os estudantes aprendam sobre as espécies locais e se interessem em preservá-las. O projeto Na Mira da Extinção nasceu com esse propósito e, aqui em Raposa, trouxemos essa sensibilização por meio de conversas sobre educação ambiental e meio ambiente.”
(Texto: Érica Samira – Fotos: Charles Carvalho, Melquias Lisboa e Nonato Aguiar)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
