CONTRADITÓRIO – Sem frota de carros elétricos, Câmara compra 19 estações de recarga

(Por Paulo Capelli – site Metrópoles)

Sem carros elétricos em sua frota de veículos próprios, a Câmara vai instalar 19 estações de recarga em prédios e anexos administrados pela Casa. A estimativa de gastos, de acordo com o edital da licitação aberta na sexta-feira (9/5), será mantida em sigilo até o julgamento das propostas apresentadas pelas empresas que disputam o contrato. A concorrência inclui ainda 60 licenças de software para a gestão dos pontos de abastecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Estação para carro elétrico (Foto: Reprodução)

O motivo apontado para a instalação dos pontos de recarga foi a demanda gerada pela “crescente adoção de carros elétricos”. Atualmente, a Câmara possui três estações de recarga em funcionamento desde 2023 e utiliza apenas um veículo elétrico, da montadora chinesa BYD, cedido sem custos à Casa em regime de comodato. Na quinta-feira (15/5), a concorrência pública foi suspensa para inclusão de uma exigência que garante que o software adotado pelos novos equipamentos seja compatível com os já existentes. Em nota, a Câmara informou que o certame deve acontecer em até 30 dias.

“A Coordenação de Habitação atende essa demanda provisoriamente, usando conexões dos apartamentos dos usuários — uma solução ineficiente. Em 2023, um projeto-piloto instalou três estações de recarga e implementou um software de gerenciamento, avaliando desafios técnicos e comportamentais”, diz o edital da licitação.

“Com o sucesso do projeto, a Câmara planeja expandir essa infraestrutura, adquirindo 19 carregadores adicionais e ampliando as licenças do software para atender a todos os edifícios administrados, promovendo a sustentabilidade ambiental e reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis”, afirma o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *