Feira reúne 120 expositores, instituições financeiras e programação voltada a capacitação, negócios e valorização do empreendedorismo feminino
Começa hoje (15), no Multicenter Sebrae, em São Luís, a segunda edição da ExpoMEI 2025, feira que integra a programação nacional da Semana do Microempreendedor Individual. O evento, promovido pelo Sebrae Maranhão, vai até sábado (17) com entrada gratuita, reunindo microempreendedores dos setores de comércio, artesanato, alimentação, serviços, indústria e produção rural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


ExpoMEI será realizada no Multicenter Sebrae
Ao longo dos três dias, o público terá acesso a estandes de exposição e comercialização, oficinas, palestras, atendimento especializado e paineis com instituições parceiras como Banco do Brasil, Caixa, BASA, SICOOB, CEAPE e outras. A estrutura inclui ainda Espaço Kids, ambiente multissensorial, SebraeLab e carretas de atendimento com oficinas práticas do CEMP e ELA FAZ.
Os expositores da ExpoMEI 2025 chegam ao evento com a expectativa de ampliar a visibilidade de seus produtos, fortalecer suas marcas e realizar bons negócios ao longo dos três dias de feira.
Dentro da programação da ExpoMEI acontece também a Caravana Sebrae Delas – Mulher de Negócios, com atividades voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, paineis sobre acesso a crédito e uma palestra com a atriz e empresária Giovanna Antonelli, que participa do evento com “Histórias que Inspiram”. A iniciativa também marca o lançamento do Fundo de Aval FAMPE 100% Mulheres, linha de crédito voltada exclusivamente às empreendedoras.
MEIs no Maranhão
O cenário dos Microempreendedores Individuais no Maranhão confirma a relevância desse segmento para a economia local. Em 2024, o estado registrou 34.819 novos MEIs, sendo 11.630 apenas em São Luís. Nos primeiros quatro meses de 2025, já foram formalizados 16.052 novos registros no estado e 5.215 na capital. Os números refletem o crescimento da formalização de pequenos negócios como alternativa de geração de renda, autonomia econômica e acesso a direitos previdenciários. Com forte presença em bairros e comunidades, os MEIs impulsionam o consumo local, movimentam cadeias produtivas e contribuem com a arrecadação por meio do Simples Nacional. Os segmentos mais expressivos no estado são o comércio varejista de vestuário, minimercados e serviços de beleza — um retrato direto das tendências de consumo e da capacidade empreendedora maranhense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
