Na manhã deste sábado (10), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, promoveu o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal no município, com meta de imunizar 90% da população-alvo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vacinação visa proteger principalmente os grupos mais vulneráveis ao vírus da gripe, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. A mobilização teve início na UBS Terezinha Ribeiro Farias e contou com a visita do secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo Ribeiro Santos, e do superintendente estadual do Ministério da Saúde, Glinoel Garreto; que foram recebido pelo prefeito Eudes Barros, acompanhado da primeira-dama Cássia Barros.
Também estiveram presentes a secretária adjunta da Política da Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão, Deborah Campos; a coordenadora estadual de Imunização, Halice Figueiredo; o vice-prefeito, Márcio Greick; a secretária municipal de Saúde, Raidênia Oliveira; a superintendente da Atenção Primária à Saúde, Glaucia Rocha; a coordenadora de Imunização do município, Allanna Lago; além do presidente da Câmara, João Marcos, e dos vereadores Iran Agrela e Laurivan Uchoa, que aproveitou o momento para se vacinar.
O prefeito Eudes Barros parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo trabalho desenvolvido em Raposa. “Recebemos com satisfação a equipe do Ministério da Saúde e aproveito para parabenizar todos os profissionais da SEMUS pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo em Raposa. Temos avançado muito na área da saúde, com uma cobertura ampliada e serviços que antes não eram oferecidos”, enfatizou.
Logo após, o prefeito realizou visitas a diversas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Vila Maresia, Cumbique, Alto do Sol Nascente e Vila Boa Esperança. Durante o percurso, ele acompanhou de perto o trabalho das equipes de saúde no Dia D da vacinação contra a Influenza.
O representante do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, destacou a importância da iniciativa. “Estamos em Raposa para reforçar a importância do Dia D da vacinação, uma mobilização nacional liderada pelo Ministério da Saúde e pelo presidente Lula. É simbólico iniciarmos pela Raposa, cidade que é referência em atenção primária. A vacina está disponível gratuitamente nos postos de saúde, e o recado é claro: vacine-se. Estado e município estão unidos pela saúde da população”, afirmou.
A vacina contra a gripe de 2025 oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B do vírus Influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização pode reduzir entre 60% e 70% os casos graves e os óbitos causados pela doença, sendo considerada a principal medida de prevenção.
Ao visitar as instalações da Unidade Básica de Saúde, a secretária adjunta da Política da Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Estado do Maranhão, Deborah Campos, demonstrou admiração pela estrutura da Central de Coleta de Exames. “Hoje, temos 27 municípios participando do Dia D de vacinação. A Atenção Primária é a porta de entrada do SUS, o espaço de acolhimento e de promoção da saúde para todos os maranhenses. Frequentar a UBS é fundamental. Estar aqui em Raposa e ver uma Atenção Primária forte, resolutiva, integrada com a vigilância em saúde e comprometida com a população é muito significativo”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é um ato de cuidado coletivo e essencial para a proteção de todos.
“Nossas Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, prontas para receber você. Traga suas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, além de idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, para se protegerem contra a gripe”, finalizou a secretária.
(Texto: Nonato Aguiar – Fotos: Nonato Aguiar e Charlys)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
