O prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quinta-feira (3) a Ordem de Serviço para a reestruturação completa do Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleotéria, localizado no Residencial Paraíso, na região Itaqui-Bacanga. A unidade, que atende uma média de 1.856 pacientes por mês, passará por grandes melhorias, incluindo troca de pisos, teto, forro, pintura, readequação dos espaços, climatização completa, novos sistemas elétricos e hidráulicos, e muito mais. A obra é uma parceria entre as secretarias municipais de Obras (Semosp) e de Saúde (Semus).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando esse centro foi feito, a população era menor. Hoje, precisamos ampliar e vamos aumentar o número de consultórios médicos e odontológicos, para atender o dobro de pessoas, trazer coleta itinerante de exames, oferecer ultrassonografia, além de reformar toda a estrutura”, disse Braide.
Além da reforma física, a unidade ganhará novos equipamentos e serviços, como exames de ultrassonografia, evitando que pacientes precisem se deslocar para outros locais; sala de coleta itinerante, agilizando procedimentos como coleta de exames; aumento no número de consultórios médico e odontológico; sala lilás, seguindo o modelo já adotado em outras unidades, oferecendo suporte psicossocial para mulheres vítimas de violência.
Com um investimento de R$ 1.328.597,60, a Prefeitura busca modernizar a estrutura para ampliar e qualificar o atendimento à população. A previsão é que as obras sejam concluídas até agosto de 2025. Enquanto a obra durar, os moradores serão atendidos no Centro de Saúde da Vila Embratel.
A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, reforçou o compromisso da gestão com a modernização das unidades de saúde em São Luís. Em seu discurso, ela destacou que as reformas vão além de melhorias físicas, representando também uma transformação na qualidade do serviço prestado à população.
“Quando falamos em reforma e requalificação, não é só estrutura física. É uma reestruturação de serviços, é a qualificação do nosso cuidado com o usuário. A cada unidade que inauguramos, agregamos novos serviços, porque a missão que o prefeito nos passou é qualificar a saúde de São Luís, integrando a atenção básica – que está mais perto das pessoas – com a média complexidade e os hospitais. E é assim que temos trabalhado”, disse a secretária.
“O princípio da qualidade é o que rege a gestão do prefeito Eduardo Braide. É assim que transformamos São Luís – na saúde, educação, infraestrutura, trânsito, iluminação pública, coleta de resíduos, sempre prezando pela qualidade. E me orgulho de fazer parte dessa equipe que entrega resultados e vê a alegria da comunidade. Nosso foco é povo de São Luís”, complementou o secretário da Semosp, David Col Debella.
A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Ismênia Miranda, do secretário Simão Cirineu (Seplan) e de River Sousa, secretário adjunto da Semapa, além de vereadores, servidores públicos e moradores da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
