SEGURANÇA CIDADÃ – Guarda Municipal de São Luís é reforçada com posse de mais 103 integrantes

Nesta quarta-feira (26), o prefeito Eduardo Braide, participou da cerimônia de formatura de 103 novos guardas municipais, marcando mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública da capital maranhense. O evento, realizado no Parque do Bom Menino, foi organizado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e simboliza o compromisso da atual gestão com a proteção dos cidadãos e a melhoria da qualidade de vida na cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Desde o início de sua gestão, em 2021, o prefeito Eduardo Braide tem priorizado a ampliação e o fortalecimento do efetivo da Guarda Municipal. Com a formatura dos novos agentes, o contingente deu um salto de mais de 70%, passando de pouco mais de 400 guardas em 2021 para mais de 700 servidores atualmente. Esse crescimento foi viabilizado por meio do concurso público realizado em 2022, que já selecionou e convocou mais de 300 novos integrantes. Dos 103 novos guardas, cinco serão músicos e sete atuarão como salva-vidas.

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide expressou profundo orgulho pelo trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e anunciou boas notícias para os agentes. “Hoje, a Guarda Municipal de São Luís está presente nas ruas, nos terminais, nos eventos públicos e nas praças, ajudando a zelar pelo patrimônio municipal e cuidando do maior patrimônio que temos: o ser humano, as pessoas. Não consigo contar quantas vezes fui parado para receber agradecimentos pelo trabalho de vocês. Tenho muito orgulho da Guarda Municipal de São Luís. O que vocês assumem hoje vai muito além de um cargo; é uma missão, a missão de cuidar das pessoas”, destacou o prefeito.

Capacitação e atuação estratégica

Os novos Guardas Municipais passaram por um processo de capacitação, que incluiu treinamentos teóricos e práticos, alinhados às diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O curso seguiu a matriz curricular estabelecida pela Lei Federal nº 13.022/2014, que regulamenta as Guardas Civis Municipais em todo o país.

Ao longo do período de formação, os agentes participaram de simulações e operações práticas em diferentes regiões da cidade, que os prepararam para atuar de forma eficiente na prevenção e no combate a crimes contra o patrimônio, além de outras atribuições essenciais da Guarda Municipal. Eles também foram treinados para garantir a segurança dos cidadãos em locais de grande circulação, como praças, parques e terminais de integração, reforçando o compromisso com a proteção e o bem-estar da população.

A chegada dos novos guardas municipais permitirá a ampliação das atividades de segurança em pontos estratégicos de São Luís. Eles se juntarão aos demais que já atuam na região central da cidade, incluindo o Parque do Bom Menino, a Praça das Mercês, a Fonte das Pedras, a Praça Deodoro, entre outros espaços. Além disso, os agentes reforçarão a segurança nos cinco terminais de integração da cidade e nos postos de guarda-vidas nas praias da Ponta d’Areia e Olho d’Água.

A atuação dos novos guardas também será fundamental para intensificar as medidas de prevenção e repressão a crimes, além de garantir a ordem pública em colaboração com as polícias Civil e Militar. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, este ano, com base em um novo entendimento firmado pelos ministros, que as guardas municipais, embora não tenham poder de investigação, estão autorizadas a realizar policiamento ostensivo e comunitário. Elas também podem intervir em situações que envolvam condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, incluindo a realização de prisões em flagrante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *