Para a deputada, esse marco representou um avanço na inclusão das mulheres no processo democrático
(Agência Assembleia)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A deputada Daniella (PSB) ocupou a tribuna, na sessão desta terça-feira (25), para relembrar que, no ano de 1932, o Brasil celebrou uma conquista na história da cidadania: o voto feminino, alcançado após anos de luta.

Deputada Daniella (Foto: Agência Assembleia)
Para a deputada, esse marco representou um avanço na inclusão das mulheres no processo democrático do país.
“Após 93 anos dessa conquista, cabe fazer uma reflexão sobre os avanços alcançados, mas, também, sobre os retrocessos que ainda precisam ser enfrentados, especialmente no que se refere à representatividade política. Portanto, aproveito para fazer menção ao dia 24 de fevereiro, pela conquista do voto feminino, data que não pode passar despercebida”, declarou Daniella.
Ela acrescentou que a luta da mulher por espaço de poder na sociedade brasileira intensificou-se a partir do século XIX, e que o Maranhão tornou-se uma referência nessa luta.
“Graças à luta incansável de muitas mulheres, hoje eu estou aqui deputada, assim como a deputada Iracema Vale e outras colegas deputadas, com representatividade no nosso Maranhão, que é um estado que faz história quando se fala em mulheres dentro do cenário político, pois elegeu a primeira mulher legitimamente eleita governadora: Roseana Sarney. E o Maranhão é o estado que tem a deputada federal mais jovem do Brasil, que é Amanda Gentil”, salientou.
Em seu discurso, Daniella frisou, também, o fato de, pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Maranhão está sob a presidência de uma mulher: a deputada Iracema Vale (PSB).
“O Maranhão é um estado que tem uma mulher presidindo este poder tão importante. Este Parlamento Estadual em 190 anos. Com muita história, com muita luta, temos uma mulher à frente deste Poder, sem esquecer as deputadas que fizeram história lá atrás, como a deputada Zuleide Bogéa, que foi a primeira mulher eleita para ocupar um assento neste Poder Legislativo”, declarou a deputada Daniella.
Ela fez referência, também, à professora Rosa Castro, que foi uma das primeiras deputadas do Maranhão, mas que teve seu mandato cassado.
“Portanto, o Maranhão é um berço de mulheres políticas, de lutas, que fazem história no nosso País, que são precursoras da boa política. A gente precisa fazer menção e dizer que essa nossa luta continua, pois nós sabemos que sem luta não há história, porque todos os espaços e todas as conquistas que nós, mulheres, tivemos até aqui foram batalhas árduas, travadas lá atrás e que ficarão marcadas na história”, enfatizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
