Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de São Luís recebeu uma doação de veículos e equipamentos que irão fortalecer as ações de vigilância em saúde no Município, com foco na prevenção e controle das arboviroses urbanas, como dengue, chikungunya e zika. A solenidade de entrega foi realizada em frente ao Palácio La Ravardière (sede da Prefeitura Municipal), e marcou um importante passo no combate às arboviroses e no reforço das políticas públicas de saúde na capital maranhense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As doações foram realizadas por duas instituições: a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), que contribuiu com cinco veículos pick-up e cinco máquinas de nebulização, e o Ministério Público Estadual, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, que doou quatro veículos pick-up e cinco máquinas de nebulização, todos devidamente emplacados e plotados.
A doação é composta por nove veículos tipo pick-up e 10 máquinas de nebulização espacial a ultrabaixo volume (UBV), conhecidas popularmente como “carros fumacê”, utilizados no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses. Os equipamentos serão destinados ao combate de focos do mosquito, bloqueio de surtos e prevenção de endemias na cidade.
As máquinas de nebulização, serão utilizadas em operações específicas de controle vetorial, especialmente em bairros onde já foram registrados surtos ou onde há alta densidade de focos do mosquito. Essas operações consistem na aplicação da névoa (nebulização espacial) com o produto que elimina os mosquitos adultos, interrompendo o ciclo de transmissão das doenças.
Além disso, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), planeja realizar essas ações de forma integrada, combinando o uso dos veículos e equipamentos com outras medidas de prevenção, como visitas domiciliares para orientação da população. O objetivo é garantir uma resposta rápida e eficiente diante de possíveis surtos, reduzindo a propagação das arboviroses e protegendo a saúde da população.
Estiveram na solenidade, membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon), servidores e agentes de Endemias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE