Neste domingo (9), o partido Solidariedade, do deputado estadual Othelino Neto, que faz oposição ao governador Carlos Brandão (PSB), ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma nova Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com pedido de medida cautelar, para tentar atrapalhar a escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).
![](https://horaextra.slz.br/wp-content/uploads/2024/12/images-4-1.jpeg)
Deputado estadual Othelino Neto (Foto: Reprodução)
Indicado pelo governador para o cargo, o advogado Flávio Vinicius Araújo Costa foi sabatinado pela Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Maranhão na última sexta-feira, 7, sendo que a votação do relatório, da lavra da deputada estadual Solange Almeida (PL), só ocorrerá nesta segunda-feira, 10, devido a um pedido de vista feito pelo próprio Othelino, que é suplente do colegiado, mas que pôde participar da sabatina como membro titular em substituição ao deputado estadual Rodrigo Lago (PC do B), líder de um Bloco Parlamentar criado recentemente para fazer oposição ao Palácio dos Leões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Alumar](https://horaextra.slz.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-01-at-20.59.40.jpeg)
VOLÁTIL VOLÚVEL
Convém salientar que de algum tempo pra cá, Othelino Neto passou a ser referenciado no cenário político como uma figura volátil e volúvel, por querer priorizar apenas seus interesses pessoais. Basta lembrar suas atitudes e decisões tomadas contra ou a favor de “amigos aliados”, de acordo com suas “prioridades”.
No dia 24 de março de 2022, durante visita institucional do então presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL) e do senador Weverton Rocha (PDT), Othelino declarou apoio ao amigo para eleição ao Governo do Estado. Ao ser questionado, em tom de ironia, se ele iria com o “Maranhão Mais Feliz” (slogan da campanha de Weverton), o volátil político respondeu de prontidão: “aqui ninguém aparta”, disse dando um tapinha no peito de Weverton.
No entanto, quando a campanha eleitoral de 2022 começou pra valer, Othelino Neto passou uma rasteira em WR e seguiu pelo caminho mais confortável que foi a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB), fato concretizado logo em primeiro turno. Sua prioridade seria emplacar sua esposa, Ana Paula Lobato, então vice-prefeita da cidade de Pinheiro, como primeira suplente do favorito candidato ao Senado Federal, Flávio Dino.
A conveniência de Othelino deu-se por saber que Flávio Dino sendo eleito senador, iria integrar a equipe do presidente Lula como ministro, e assim abrir a vaga na Câmara Alta para Ana Paula. Aliás, a situação ficou mais confortável com a ida de Dino para o STF, pois a cadeira no Senado, de provisória virou permanente.
Porém, em 1° de fevereiro de 2023, quando Othelino Neto foi “escanteado” da presidência da Assembleia Legislativa, o nobre deputado ficou de “esquerda” com o governador Carlos Brandão (PSB). Mesmo assim, agindo de forma conciliadora e apaziguadora, Brandão ofereceu a Secretaria de Representação Institucional em Brasília para o “companheiro vermelho”, que mesmo fazendo beiço, aceitou o convite.
So que no início de 2024, menos de um ano depois do aceite, Othelino “desertou” da Secretaria Institucional em Brasília e retornou à Assembleia Legislativa, com o objetivo de fazer acirrada oposição ao governo.
Desde então, com o rompimento assumido, Othelino passou a embaçar e atacar o governo Brandão, tanto nas redes sociais, quanto no plenário da Assembleia Legislativa. “Fundou” o bloco oposicionista e ainda tentou, sem sucesso, anular o resultado da eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo Estadual, inclusive, “rasgando” o Regimento Interno da Casa.
Em suma, em um período de três anos, Othelino Neto afirmou que não apartava do amigo Weverton Rocha, mas apartou foi certo. Disse que seguiria marchando junto com o governador Brandão, porém desertou das fileiras governamentais. Agora tenta, após o rompimento, quebrar o clima de harmonia entre Executivo e Legislativo estaduais.
Sempre se prendendo a situações que não visam nenhum interesse popular, mas tão somente “birras pessoais”. Vai acabar ficando isolado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![Axixá](https://horaextra.slz.br/wp-content/uploads/2025/01/OPORTUNIDADE-DE-NEGOCIO-EM-AXIXA-MA.-VENDA-DE-POUSADA-EM-EXCELENTE-LOCALIZACAO-AS-MARGENS-DO-RIO-MUNIM.gif.gif)