DESTINO NATURAL E CULTURAL – São Luís encerra 2024 com crescimento nos indicadores turísticos

São Luís encerrou o ano de 2024 com resultados históricos no setor de turismo. Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o período de Réveillon atingiu uma taxa de ocupação hoteleira de 100% em muitos meios de hospedagens, impulsionando a economia local e antecipando um cenário otimista para o Carnaval de 2025, para o qual estima-se manter a taxa de ocupação. Um dos atrativos será a Cidade do Carnaval, iniciativa da Prefeitura de São Luís.

Praias de São Luís e suas belezas naturais

De acordo com a plataforma Decolar.com, a cidade desponta no 10º lugar entre os destinos mais procurados do Brasil para o mês de janeiro de 2025, refletindo as ações de divulgação e a estrutura preparada para receber turistas. Uma análise do desempenho global de 2024 mostra crescimento em diversos indicadores, reforçando a vocação turística da capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

“Estamos confiantes em um 2025 de resultados ainda melhores, com a consolidação de São Luís no topo da lista de destinos turísticos brasileiros, graças ao nosso patrimônio histórico, cultural e gastronômico, além dos investimentos contínuos da gestão do prefeito Eduardo Braide em infraestrutura”, destaca o Secretário Municipal de Turismo, Saulo Santos.

Ocupação

A taxa de ocupação média do ano de 2024 foi de 69,06%, superando os números de 2023 com aumento de 1,27%. Em 2024, a maior taxa média registrada foi de 82,21% no mês de julho. Em paralelo, houve aumento de fluxo nos principais portões de entrada: em dezembro o aeroporto registrou um crescimento de 7,31% (até o fechamento da matéria a Setur São Luís, não obteve dados da Sinart) e fechou o ano de 2024 com um fluxo de mais de 1,6 milhões de passageiros, superando o ano de 2023, conforme dados da CCR Aeroportos (dados da CCR Aeroportos que podem sofrer alterações até 25 de janeiro).

Já no ferroviário o crescimento foi de (6,56%) ano, e marítimo (12,96%). Outro destaque foi o incremento no ISS do turismo, que fechou o ano em R$ 20,831,880.50, um aumento de quase 6%, conforme dados da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Esse desempenho positivo reflete o fortalecimento de setores como hotelaria, alimentação, eventos e serviços.

Eventos artísticos e culturais são atrações à parte

Museu

O Museu da Gastronomia, por sua vez, recebeu 38.631 visitantes em 2024, movimentando R$ 103.384,00 em receitas até dezembro, por meio das exposições temporárias que buscam a valorização da culinária típica e oportuniza o crescimento de pequenos negócios, genuinamente maranhense.

A pesquisa de demanda turística revela que os visitantes vêm, principalmente, do Maranhão, seguido por São Paulo e Pará, e demonstram alto grau de satisfação com o destino: 82,45% avaliaram a experiência como “muito satisfatória” ou “satisfatória”. A média de permanência na cidade é de um a cinco dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *