AMADA, DIAMANTE! – Datas sugestivas: ‘Dia 8 de Janeiro’, ‘Dia do Fico’, “Dia da Ficante” e “Dia da Amante”

A História conta que lá atrás, em 9 de janeiro de 1822, o príncipe-regente Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil, contrariando as ordens da Coroa portuguesa. Ele deu o recado: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico.” A fala emblemática do Imperador, certamente pensada e repensada antes, ecoou Brasil afora e serviu de motivação para o histórico grito de “Independência ou Morte!” – A libertação do Brasil dos domínios de Portugal seria proclamada em 7 de setembro de 1822.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Já neste dia 8 de janeiro, após dois anos da tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito, a governo federal tentou fazer um grande encontro popular em prol da democracia, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, mas pelo visto o evento não atraiu tanta gente assim.

O fato é que ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou sobre democracia plena e sobre o seu “amor amante” por esta nobre causa. No entanto, falando de improviso, Lula acabou tropeçando em suas próprias palavras.

Eu diria que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres e eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”, disse Lula.

A frase sem efeito proferida pelo chefe da Nação, acabou surtindo amplos efeitos colaterais, a começar pela primeira-dama Janja da Silva, que fez cara feia ao ouvir de perto o sugestivo recado do marido. A imprensa, mesmo timidamente, divulgou o episódio, situação que poderia servir de exaustivas pautas jornalísticas se a “gafe presidencial” tivesse acontecido alguns anos atrás.

Mas Lula também foi categórico em seu discurso oficial sobre a tentativa de golpe.

Se hoje estamos aqui para renovar nossa fé no diálogo entre os opostos, na harmonia entre os Três Poderes e no cumprimento da Constituição, é porque a democracia venceu. Estamos aqui porque é preciso lembrar. Para que ninguém esqueça. Para que nunca mais aconteça“. Com essas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sublinhou a importância do alinhamento institucional do país para preservar o Estado Democrático de Direito.

Hoje, 9 de janeiro, é dedicado ao Dia do Fico. Espera-se que amanhã não seja declarado oficialmente o “Dia da Ficante” ou “Dia da Amante”, afinal de contas é uma sexta-feira, dia em que naturalmente, nos lençóis macios, amantes se dão….

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Axixá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *