Somente o amigão de todos, Mauro de Alencar Fecury, empresário, ex-deputado federal e ex-prefeito de São Luís, foi capaz de homenagear em vida, o ex-governador José Reinaldo Tavares com um gesto que dominou comentários nas redes sociais. Uma estátua do seu amigo de fé Zé Reinaldo, em tamanho real, foi fincada no salão nobre da Universidade Uniceuma, de sua família.
O encontro social contou com a presença de familiares, amigos e figuras da política maranhense. Entre os emblemáticos, o ex-Presidente da República José Sarney, fraterno de todos e de todas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas no registro fotográfico, Zé Sarney aparece mostrando certo desconforto ao lado de Zé Reinaldo. Talvez, pelo calor do ambiente ou quem sabe, pelas lembranças de um amargo passado, que sucumbiu o relacionamento com seu xará de nome e de cargo.
Quando governador, Zé Reinaldo sofreu dura perseguição do grupo político e de mídia liderado por Sarney. Tanto que ZR ficou até o último dia de mandato, abrindo mão de uma vaga garantida no Senado Federal.
Mais adiante, numa dessas operações policiais vindas de cima, José Reinaldo Tavares foi conduzido para Brasília. Na na escada da aeronave, o ex-governador se deixou fotografar algemado. Na época, a mídia sarneysista pautou o assunto como se fosse descoberta de petróleo na Ilha de Curupu.
Em tempo: Um busto de José Sarney enfeita a Universidade Ceuma, desde sua fundação, quando ainda era denominada Faculdades Integradas Centro de Ensino Universitário do Maranhão (Fisceuma).