Um dos assuntos mais polêmicos da recente história política maranhense é a tentativa de golpe implementada pelo partido Solidariedade, no sentido de tomar, na marra, a presidência da Assembleia Legislativa. Reeleita de forma clara e legítima para o biênio 2025-2026, de acordo com o Regimento Interno da Casa, a presidente Iracema Vale (PSB) é alvo de uma injustificável ação no STF, orquestrada por um grupo de deputados que fazem oposição ao governador Carlos Brandão.
O cabeça dos descabidos e infundados argumentos é o deputado derrotado Othelino Neto (Solidariedade), o mesmo que em 2022 “apartou” do senador Weverton Rocha (PDT) e depois desertou do governo Brandão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma grande mobilização a favor do resultado legítimo da eleição da Mesa Diretora da Alema tem ganhado força e repercussão em nível nacional. Manifestações verbais estão sendo realizadas por integrantes da bancada maranhense em Brasília. Na terça-feira, no Congresso Nacional, o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PT) se pronunciou contra o abuso do grupo derrotado e avalizou a lisura da eleição interna da Casa e que tudo está dentro do que reza a Constituição Federal.
Nesta quarta-feira (18) foi a vez do deputado federal Aluísio Mendes (PL) se manifestar e denunciar o abuso por parte dos inconformados com o resultado, que buscam de forma abusiva, a virada de mesa. Logo em seguida, o deputado federal Duarte Júnior (PSB), agindo do mesmo expediente, defendeu a questão em favor de Iracema Vale e criticou veementemente os envolvidos na tentativa de manobra.
Manifestação de Roseana
Primeira governadora eleita no Brasil e com quatro mandatos como chefe do Executivo estadual, a deputada federal Roseana Sarney (MDB) já sofreu na pele a perseguição imposta por adversários, simplesmente pelo seu desempenho político e administrativo, que ganhou notoriedade no cenário nacional. A ex-governadora e ex-senadora conhece bem a luta da mulher brasileira e o preconceito que ainda é predominante no país contra mulheres e suas conquistas.
Diante das atuais circunstâncias, a expectativa é que Roseana Sarney também se manifeste publicamente sobre o golpe contra a eleição da presidência da Assembleia Legislativa. A “Guerreira” deverá usar a tribuna ou suas redes sociais para se posicionar a favor do que foi decido dentro da mais plena lisura, tudo com base em uma regra interna definida e aprovada há mais de 30 anos.