“ELETROPAULO” E A CÂMARA – Detector de metais, goteiras com água no plenário, ponto eletrônico e votação eletrônica

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (3), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), anunciou a implementação de ponto eletrônico para o controle de presença dos vereadores nas sessões deliberativas. A medida entrará em vigor na próxima segunda-feira (9).

Vereador Paulo Victor: água pra refrescar

De acordo com o chefe do legislativo, as informações sobre a participação dos vereadores nas sessões ordinárias e extraordinárias ficarão disponíveis no Portal da Transparência da Casa, facilitando a consulta e acompanhamento por parte da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

“Todas as sessões serão deliberadas, demarcadas e depois colocadas no Portal da Transparência sobre as nossas faltas ou permanências. A partir da semana que vem, na segunda-feira, nós iniciaremos o registro da digital, pelo princípio da moralidade, sobretudo, do nosso serviço prestado ao povo”, anunciou.

Paulo Victor também informou que será instalado um sistema de votação eletrônica para facilitar a participação e decisões dos parlamentares durante as sessões. O vereador destacou que o novo modelo permitirá que os parlamentares votem de forma presencial, direto do plenário da Casa Legislativa, e também de seus gabinetes parlamentares.

A ideia é que as sessões não sejam interrompidas por falta de quórum caso algum vereador precise se retirar do plenário para ir até o seu gabinete atender alguma demanda, por exemplo. Os parlamentares podem continuar acompanhando as discussões durante as sessões de forma remota por meio do Youtube.

A adoção do ponto eletrônico e de um novo sistema de votação mais moderno proporcionará mais eficiência e transparência nas atividades legislativas.

GOTEIRAS – Vale lembrar que no início deste exercício legislativo, a Câmara Municipal de São Luís deixou de realizar sessões presenciais, após o plenário da Casa ter sido tomada por uma inesperada “queda d’água” vinda do seu forro. O incidente ocorreu durante uma de suas sessões.

DETECTOR DE METAIS – Já em 2023, Paulo Victor anunciou a instalação de detectores de metal para garantir maior segurança aos vereadores e servidores da Casa. O motivo foi ameaças e o ingresso de um parlamentar portando arma de fogo. O projeto não foi adiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *