O centro de saúde do bairro Maracanã, uma referência no atendimento básico em saúde no bairro de mesmo nome, será completamente reformado e modernizado. Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito Eduardo Braide assinou a Ordem de Serviço que marca o início das obras, orçadas em R$ 1.125.918,25, provenientes de recursos do Município.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O centro de saúde possui quase duas mil famílias cadastradas e uma média de atendimentos mensais superior a seis mil. O projeto de reestruturação prevê a entrega de uma unidade ampliada, com novas especialidades médicas, adequações para acessibilidade e melhorias que trarão mais conforto e eficiência, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. A previsão é que as obras sejam concluídas em 150 dias.
“É uma grande felicidade estar aqui hoje dando início a essa obra que vai trazer dias melhores para todos os moradores do Maracanã. Essa reforma reforça o compromisso da nossa gestão com a qualidade de vida e com o direito à saúde. Olhem bem como o centro de saúde está hoje, porque, quando entregarmos, ele será completamente transformado, do jeito que nossa população merece”, afirmou o prefeito Eduardo Braide, que aproveitou a ocasião para anunciar também que as obras da U.E.B Augusto Mochel, localizada ao lado da unidade de saúde, terão início em dezembro.
A reforma faz parte de um amplo programa de reestruturação da rede básica de saúde em São Luís, que busca ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. A reestruturação da unidade será conduzida pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Melhorias abrangentes
Entre as principais intervenções estão a renovação completa do teto, piso, paredes e forro, instalação de novos sistemas elétricos e hidrossanitários, climatização de todos os ambientes e ampliação das áreas de atendimento.
O centro de saúde do Maracanã já desempenha um papel essencial no atendimento à saúde da população local, oferecendo consultas médicas e serviços como vacinação, planejamento familiar, acompanhamento de doenças crônicas e programas de saúde da mulher, do idoso e da criança. Com a reforma, os moradores poderão contar com um atendimento ainda mais abrangente e eficiente.
Na solenidade de assinatura da Ordem de serviço também estavam presentes o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; o secretário da Semsa, Dilmar Araújo; servidores e lideranças locais e população.