ARTIGO – Semana Estadual de Doação de Sangue – (Luiz Gonzaga Martins Coêlho*)

Semana Estadual de Doação de Sangue

*Luiz Gonzaga Martins Coêlho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Com a campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue”, hemocentros de todo o Brasil se mobilizam na última semana de novembro para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25. Essa data especial homenageia aqueles que, com um gesto de solidariedade, transformam e salvam vidas.

Foto: Divulgação/acervo pessoal

No Maranhão, por iniciativa do deputado Florêncio Neto, a Assembleia Legislativa aprovou e o Poder Executivo sancionou a Lei nº 12.021/2023, que institui a Semana Estadual de Doação de Sangue. Essa importante conquista reforça o compromisso do Estado em valorizar e incentivar a doação voluntária, incluindo-a no calendário oficial. O objetivo da Semana é sensibilizar a sociedade sobre a relevância desse ato de generosidade e atrair novos voluntários, promovendo a cultura da solidariedade e da empatia.

Doar sangue é um verdadeiro ato de amor ao próximo. Durante os anos em que estive à frente do Ministério Público do Maranhão, realizávamos campanhas anuais de doação. Para estimular essa prática entre membros e servidores, instituímos um dia de folga para quem doasse sangue, em conformidade com o art. 153 da Lei Estadual nº 6.107/94, regulamentada pela Lei nº 8.077/04. Como Procurador-Geral de Justiça, sempre fiz questão de liderar pelo exemplo, sendo o primeiro a doar, acreditando que esse gesto não apenas salva vidas, mas também inspira outros a fazerem o mesmo.

O Dia Nacional do Doador de Sangue e a Semana Estadual de Doação de Sangue são mais do que simbólicos. Eles nos convidam a refletir sobre a importância da doação e a incentivar a participação coletiva. Só assim garantiremos estoques de sangue sempre abastecidos, prontos para atender quem mais precisa. No Ministério Público, essas ações voluntárias integravam o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido pela Seção de Saúde Funcional em parceria institucional com o Hemomar.

Aproveitando que novembro é um mês dedicado à saúde e à prevenção, também é essencial reforçar o alerta sobre duas campanhas igualmente importantes:

• Novembro Azul: voltado para a prevenção e o combate ao câncer de próstata, incentivando os homens a cuidarem de sua saúde de forma integral.

• Novembro Roxo: que alerta para os riscos da prematuridade, destacando a importância dos cuidados com os bebês prematuros e do apoio às suas famílias.

Imagem ilustrativa: Divulgação

Essas campanhas enfatizam o valor da prevenção e da solidariedade, lembrando-nos de que, ao cuidarmos da nossa saúde e apoiarmos causas como essas, contribuímos para uma sociedade mais saudável e comprometida com o bem-estar de todos.

Que o mês de novembro nos inspire a salvar vidas, fortalecer laços de cuidado e compaixão, e construir um futuro mais humano e solidário.

Viva a vida!

*Promotor de Justiça, titular da 45ª Promotoria de Justiça Especializada da Infância e da Juventude do Termo Judiciário de São Luís/MA, ex-Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM e ex-Procurador-Geral de Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *