Poderia ser maior, levando em consideração o chamado placar 21X21 da eleição para escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (biênio 2025/2026). Mas não! Apenas nove deputados se rotularam como oposição ao governo Carlos Brandão (PSB), o que garante, com folga, a maioria absoluta a favor do Executivo estadual para aprovação de matérias de interesse do Palácio dos Leões.
Prova disso aconteceu na sessão desta quinta-feira (21), quando o projeto do Executivo que reduz o ICMS de produtos que compõem a cesta básica maranhense foi aprovado na maior tranquilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Somente para tipificar os integrantes do “Clube dos Nove”, integram a chamada oposição encabeçada pelo deputado Othelino Neto (SD), os “camaradas” Júlio Mendonça (PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB) e Carlos Lula (PCdoB) da chamada base dinista. Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (Novo), que estavam em cima do muro e se jogaram pra dentro do clube, além de Francisco Nagib (PSB), Ricardo Rios (PSB) e Leandro Belo (Podemos), que ingressaram no clube após o 21X21.
Ou seja, dos 42 deputados, Brandão pode contar com o apoio de pelo menos 33 deputados estaduais. Contagem essa, por baixo…