O mais bem posicionado e informado analista político, muito menos a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, ambos do PSB, imaginaram que o resultado da eleição para escolha da Mesa Diretora 2025/2026 da Alema fosse tão surpreendente assim.
E mais: nunca pensaram que o chamado “grupo parlamentar aliado”, fosse composto por tantas traíras. Não só do tradicional traíra, como também de frutos do mar que não se deixam ser levados pela onda, vislumbrando, tão somente, o domínio dos leões, não necessariamente marinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas a chapa intitulada União e Continuidade, superou o desconforto sofrido, graças às cinco últimas letras da palavra ‘continuidade’. Não fosse isso, a chamada “chapa quente e avulsa” sairia vencedora.
Diante dessa análise, confira a seguir o resultado da referida disputa.
Após proclamada sua reeleição à Presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, para o 2º biênio 2025-2026, a deputada Iracema Vale (PSB) se pronunciou na tribuna do Plenário Nagib Haickel, nesta quarta-feira (13). Ela destacou sua trajetória à frente do Parlamento Estadual e creditou sua vitória ao reconhecimento de seus pares ao trabalho que vem executando na Casa. Na ocasião, a parlamentar agradeceu aos deputados que a apoiaram e ressaltou que continuará atuando sempre pautada no trabalho responsável, ético e transparente.
A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o 2º biênio da 20ª legislatura (2025-2026) aconteceu nesta quarta-feira por escrutínio secreto, em dois turnos de votação.
Em seu pronunciamento, Iracema Vale ressaltou que sua campanha para a reeleição foi pautada no diálogo e que esta foi a terceira vez que se candidatou ao cargo de presidente, saindo-se vencedora em todas, embora uma delas tenha sido anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Esta é a vitória de uma pessoa que não tem parentes políticos na conjuntura do estado. É a vitória de quem venceu com o suor do próprio rosto e com o esforço das lideranças que acreditam e confiam no nosso trabalho. É uma vitória dos amigos leais que temos na Assembleia Legislativa do Maranhão, assim como também é um reflexo da aprovação do trabalho que realizamos à frente da Presidência desta Casa”, disse Iracema Vale.
Aprovação
Ela enfatizou ainda que sua vitória é um reflexo da aprovação do trabalho realizado por ela à frente da Presidência da Casa. “Coloquei meu trabalho para ser avaliado pelos deputados, não fiz barganha, nem propostas indecorosas, até porque na Casa temos homens e mulheres valorosos, e eu respeito a dignidade e as escolhas do povo do Maranhão, que colocou aqui pessoas de bem e de caráter”, observou a parlamentar.
Sobre o fato de a votação ter sido secreta, Iracema Vale destacou que isso não foi um problema, pelo contrário. “Esta forma de votação deu margem para a liberdade de expressão e de escolha. Essa Casa é muito plural e eu respeito isso. Saio daqui me sentindo extremamente feliz e vitoriosa por saber que a campanha que fizemos não teve interferência de governador, nem de poderes supremos. O que tivemos foi o voto dos deputados que confiaram no nosso trabalho”, pontuou a Iracema.
A presidente da Alema destacou ainda a parceria com o governador Carlos Brandão, que, segundo ela, é o maior líder político da história do Maranhão dos últimos tempos. “E sob a liderança dele estão os 21 deputados que votaram em mim. Eu quero agradecer ao governador pela confiança depositada em nosso trabalho”, disse.
Iracema Vale concluiu seu pronunciamento reforçando que será a presidente dos 42 deputados, pois o jogo zerou, e que a Casa pode contar com o trabalho da nova Mesa Diretora.
Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025/2026:
Presidente – Deputada Iracema Vale (PSB)
Primeiro Vice-presidente – Deputado Antônio Pereira (PSB)
Segundo Vice-presidente – Deputada Fabiana Vilar (PL)
Terceiro Vice-presidente – Deputado Hemetério Weba (PP)
Quarto Vice-presidente – Deputada Andrea Rezende (PSB)
Primeiro secretário – Deputado Davi Brandão (PSB)
Segundo secretário – Deputado Glalbert Cutrim (PDT)
Terceiro secretário – Deputado Osmar Filho (PDT)
Quarto Secretário – Deputado Guilherme Paz (PRD)