Participaram 16 pessoas, de cinco associações, localizadas no Maranhão, Tocantins e São Paulo
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, realizou entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024 as oficinas de Formação de Empreendedores Econômicos Solidários, com o objetivo de capacitar catadores de materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa e busca que os participantes se tornem multiplicadores em suas regiões, promovendo uma rede de solidariedade e desenvolvimento econômico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O curso, realizado de forma totalmente on-line, contou com uma carga horária de dez horas, sendo transmitido ao vivo e com acesso disponível posteriormente no YouTube para os participantes. Ao todo, 16 pessoas, de cinco associações de catadores localizadas nos estados do Maranhão, Tocantins e São Paulo, participaram da formação. As oficinas foram conduzidas por um especialista na área e contaram também com a contribuição de uma catadora experiente.
A metodologia do curso combinou conceitos e informações essenciais com a interação dos alunos por meio da troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Entre os temas abordados, destacaram-se autogestão, associativismo, cooperativismo, gestão de resíduos e políticas ambientais. A turma conta com suporte adicional por meio de um grupo de WhatsApp.
A oficina recebeu participantes de seis cidades: João Lisboa e Porto Franco, no Maranhão; Colinas e Porto Nacional, em Tocantins; e Santos e Bertioga, em São Paulo. O grupo representou essas entidades: Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de João Lisboa (MA); Acaporto – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Franco (MA); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Colinas (TO); Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Nacional (TO); e Associação de Mulheres pelo Desenvolvimento Sustentável da Área Continental de Santos (SP), na Comunidade Caruara.