A Prefeitura de Raposa realizou, na noite desta terça-feira (05), uma capacitação em primeiros socorros voltada para empresários e profissionais do setor de turismo náutico. A iniciativa foi fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e aconteceu no auditório da Colônia de Pescadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo foi capacitar os participantes para agirem com eficiência em situações de emergência e, assim, garantir mais segurança para turistas e tripulantes.
Durante o treinamento, os profissionais aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros, com foco no suporte básico de vida e no atendimento inicial a vítimas em situações emergenciais. O curso foi conduzido pelo Subtenente Salvador, do Corpo de Bombeiros, que apresentou práticas específicas para lidar com incidentes comuns na região, como queimaduras causadas por caravelas, quedas, engasgos e problemas respiratórios e cardiopulmonares.
Para o secretário de Turismo, Edson Duarte, a segurança é um aspecto essencial, tanto para o desenvolvimento econômico de Raposa, quanto para a experiência dos visitantes.
“Buscamos essa parceria com a Secretaria de Saúde porque enxergamos o turismo como o principal motor do desenvolvimento econômico do município, e segurança é um dos pilares do turismo. Quem trabalha com turismo realiza sonhos, e um passeio seguro, tranquilo e responsável é o que todos esperam. Essa capacitação é fundamental para as empresas de receptivo náutico e para garantir que nossos visitantes sintam-se seguros em passeios pelos igarapés e canais de Raposa. Queremos que nossos prestadores de serviços estejam preparados para oferecer suporte em primeiros socorros e agir em emergências, caso necessário.”
A coordenadora da Equipe Multiprofissional (eMulti) da Secretaria de Saúde, Keylla Lucena, enfatizou a importância da continuidade da capacitação e da parceria entre as secretarias.
“Esse curso visa prepará-los para realizar os primeiros socorros e garantir um suporte imediato às vítimas. No dia 19, retornaremos para dar continuidade ao treinamento, reforçando a preparação desses profissionais para qualquer eventualidade.”