OUTUBRO ROSA – Secretaria de Saúde de Raposa apoia mulheres com a entrega de próteses mamárias em encontro especial

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), organizou um evento no Centro de Especialidades Médicas (CEMER) em alusão ao Outubro Rosa, com destaque especial para a doação de próteses mamárias e a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

A programação, realizada em parceria com a Associação Casa da Amizade de São Luís (ACA), também incluiu palestras e rodas de conversa.

A secretária de Saúde, Raidênia Oliveira, ressaltou a importância dessas ações para a saúde pública e o bem-estar das mulheres. “O Outubro Rosa é uma oportunidade de reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Além das atividades rotineiras nos postos de saúde, realizamos hoje uma programação especial aqui no CEMER. Queremos conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado e mostrar que elas não estão sozinhas”, afirmou.

 

Neide Rios, diretora do CEMER, destacou o papel do evento no acolhimento e empoderamento das mulheres na prevenção do câncer de mama. “Nós oferecemos atendimento humanizado e próximo. O exame de toque está disponível para as mulheres do nosso município. Então, mulher, previna-se! Este evento exemplifica nosso esforço para que as mulheres sintam que têm todo o suporte necessário em cada etapa do tratamento”, enfatizou.

Duas moradoras do município receberam próteses mamárias doadas pela ACA, marcando um momento emocionante. “Toda mulher a partir dos 40 anos deve procurar o serviço de saúde e realizar a mamografia anualmente”, lembrou a médica obstetra Nathalia Mendonça.

Doações de Próteses pela Casa da Amizade de São Luís

Com sede na Ponta d’Areia, a Associação Casa da Amizade de São Luís (ACA) promove, há mais de 20 anos, a fabricação e doação de próteses mamárias para mulheres que passaram por mastectomia. Maria Luiza Pires Sales, presidente da ACA, explicou a iniciativa:

“Esse projeto é realizado com muito carinho. As próteses são feitas em tecido e enchimento de polipropileno e distribuídas na sede da ACA, junto com sutiãs específicos que proporcionam conforto. Também fornecemos turbantes para mulheres em tratamento de quimioterapia. Esse trabalho ajuda a resgatar a autoestima das mulheres nesses momentos desafiadores”, destacou Maria Luiza.

As ações do Outubro Rosa e o trabalho contínuo de apoio refletem a importância da conscientização, solidariedade e do acesso a recursos essenciais para as mulheres em tratamento, promovendo saúde e dignidade para todas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *