O TEMPO PASSOU… – O relógio como confluência das avenidas Getúlio Vargas, Kennedy e João Pessoa

A cidade de São Luís, até a década de 1970, tinha como principal corredor viário a Avenida Getúlio Vargas, partindo do Canto da Fabril, sentido bairro do João Paulo. Um relógio em forma de quadrilátero erguido numa mini rotatória selava o encontro da imponente via com as avenidas João Pessoa e Kennedy.

Relógio no bairro do João Paulo (Foto: Reprodução/Internet)

Na época, o João Paulo era considerado o segundo mais importante centro de compras da capital maranhense. O comércio forte do bairro formado por lojas de gêneros alimentícios no varejo e atacado era reforçado com uma variedade de segmentos mercantis com oferta de tecidos, confecções, móveis, eletrodomésticos,  materiais de construção e peças automotivas. O mercado do João Paulo completava o progresso da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

A atividade comercial era tamanha, que a estrutura do relógio era ocupada com anúncios publicitários de diversas marcas de produtos e serviços oferecidos no bairro.

MUDANÇA DE NOME – Em junho de 2005, o prefeito Tadeu Palácio sancionou a lei de autoria do vereador Albino Soeiro, alterando o nome da Avenida João Pessoa, no João Paulo, para avenida São Marçal. A mudança atendeu a uma reivindicação dos grupos de bumba-boi, de moradores da área e dos organizadores da tradicional Festa de São Marçal, realizada naquele bairro. A festa, tradicionalmente começa às 6h de amanhã, do dia 30 de junho, e só termina na madrugada do dia seguinte.

O tempo passou e com isso, chegou o hábito de as pessoas se orientarem sobre o tempo através do aparelho celular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *