O prefeito Eduardo Braide deu início, nesta quarta-feira (9), a uma sequência de entregas que se estenderá até dezembro deste ano, começando pela primeira de 100 obras anunciadas. A maratona começou com a inauguração do novo centro de saúde Dr. Expedito Alves de Melo, no Residencial Alexandra Tavares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Hoje começamos uma maratona para entregar mais de 100 obras até o final do ano e a primeira delas é no Residencial Alexandra Tavares. Aqui a única coisa que ficou do centro de saúde antigo foi o nome e o endereço, porque todas as dependências são novas, novos serviços, e com uma coisa que eu não abro mão, que é um atendimento humanizado”, disse o prefeito Eduardo Braide.
A ação, executada por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), faz parte do conjunto de reestruturação da rede de saúde do Município realizada pela Prefeitura de São Luís, desde 2021, primeiro ano da gestão Braide.
A unidade ganhou uma nova infraestrutura hidráulica e sanitária, novas instalações elétricas, instalação de novo forro, climatização e adaptações de acessibilidade, além da recuperação física de todos os setores. A infraestrutura modernizada do Centro de Saúde Dr. Expedito Alves de Melo contempla espaços para recepção, salas de vacina e de enfermagem, consultórios médicos, consultório odontológico, salas de curativo, nebulização, farmácia e muito mais.
Para o secretário de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, “esse é o jeito Braide de administrar São Luís. Com qualidade em tudo que entrega”.
O projeto contempla não só a completa reestruturação do espaço, mas também a expansão da unidade. Novos serviços foram incorporados, como ultrassonografia e também novas especialidades médicas e exames, com consultas de enfermagem, clínico geral, pediatria, imunização, assistência a gestantes e puérperas, prevenção e controle de doenças crônicas, medicamentos da farmácia básica e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV, entre outros.
“É muito bom fazer parte de uma gestão que olha a população e a saúde da nossa cidade com amor. Essa obra traz benefícios tanto para a comunidade quanto para nossos servidores, que agora contam com melhores condições de trabalho para oferecer um atendimento de qualidade. É um dia de muita alegria para toda a rede de saúde e para toda essa comunidade”, disse a secretária da Semus, Carolina Mitri.
Para a dona de casa, Erismar Paula, “essa inauguração é muito importante para a gente, que mora aqui na região. Agora, temos um lugar mais perto e mais equipado para cuidar da nossa saúde e da saúde da nossa família. Antes, a gente precisava se deslocar para longe para conseguir atendimento, e agora temos tudo aqui, com mais serviços e melhores condições. Isso vai facilitar muito o nosso dia a dia”.
A marisqueira Maria Lúcia, também reforçou a facilidade que o novo centro de saúde trouxe para a comunidade. “Tá muito bom, eu pegava ônibus para ir ao Centro fazer exames que aqui não eram oferecidos. Agora que chegaram novos serviços não precisaremos mais sair daqui. Uma alegria.”
Projeto Mexa-se
Com o intuito de promover a prática de atividade física na Atenção Primária à Saúde do Município, foi inaugurado um coreto na área externa do novo Centro de Saúde, como parte das melhorias oferecidas à comunidade. O projeto Mexa-se, que já acontece em diversos espaços de São Luís, agora conta com um local no novo centro, proporcionando à população um ambiente adequado para a prática de atividades físicas. Essa iniciativa busca promover o bem-estar integral dos pacientes, cuidando tanto da saúde física, quanto da saúde mental, reforçando a importância de um estilo de vida ativo.
Além de estimular hábitos saudáveis, o espaço oferece diversas modalidades de exercícios, como caminhadas, alongamentos e atividades em grupo, sempre acompanhadas por profissionais capacitados. Dessa forma, o projeto Mexa-se se consolida como uma peça essencial na promoção da saúde preventiva, integrando atividades físicas ao atendimento clínico, e reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade.
Para a professora de Educação Física, Alice Meneses, a iniciativa é fundamental para a saúde física mas também para a saúde mental dos pacientes. “Esse projeto é extremamente importante porque a prática regular de atividades físicas não apenas melhora o condicionamento físico, mas também contribui diretamente para a saúde mental e emocional dos pacientes. A criação desse espaço exclusivo para exercícios físicos é uma oportunidade para a ajuda na prevenção e controle de diversas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, impactando positivamente a qualidade de vida dessa população. É muito bonito ver esse cuidado que a gestão tem com a saúde de qualidade”.
Também estavam presentes na solenidade de inauguração do novo centro de saúde, a vice-prefeita, Esmênia Miranda, os secretários municipais Diego Rodrigues (SMTT), Dilmar Araújo (Semsa), representantes do Parlamento Municipal, lideranças locais e população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE