EM MEMÓRIA – Livro de Djalma Rodrigues será lançado neste sábado na Livraria AMEI

O livro “O órfão e o jornalista”, do saudoso jornalista e radialista Djalma Rodrigues, será lançado a partir das 19h deste sábado (14), no auditório da Livraria AMEI, no São Luís Shopping Center. Como assinala o escritor Nonato Reis, responsável pela coordenação editorial da obra, “será a oportunidade para prestar uma homenagem merecida ao jornalista”.

Foto: Divulgação

Djalma faleceu no dia 22 de junho deste ano, depois de lutar bravamente contra um câncer. Lamentavelmente, sem ver a sua obra literária publicada, missão confiada a Nonato Reis, pelo próprio autor, durante a fase de tratamento da doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Escrito em primeira pessoa, o livro tem um caráter autobiográfico. Nele, o autor rememora os fatos que marcaram a sua vida, a partir de sete anos de idade, quando fica órfão de mãe, a sua inestimável Bibi, falecida em 08 de dezembro de 1965.

A partir daí ele coloca os pés na estrada, em busca de pão e abrigo. De casa em casa chegou à cidade de Rosário, onde conheceria Elizabeth de Morais Assis Rodrigues, a Lizoca, que o acolhe como filho. Lizoca seria uma das quatro mães adotivas que tivera a felicidade de encontrar pelo caminho.

Djalma esteve também em Cururupu, onde residiam familiares da sua mãe biológica. Ali dera início à sua vida de radialista, quando ainda adolescente começa a trabalhar como locutor de rádio. Entre idas e vindas conviveu com diversas famílias, que o acolheram como verdadeiro filho.

No livro Djalma também narra a sua trajetória no jornalismo, que inclui passagens por quase todos os grandes jornais de São Luís, incluindo Jornal Pequeno, O Estado e Jornal de Hoje.

Outra parte importante do livro é a que trata da sua incursão por assessorias de imprensa de órgãos públicos, com destaque para a Câmara de Vereadores de São Luís, da qual foi diretor de Comunicação durante 21 anos, nas gestões de Raimundo Assub, Deco Soares, João Evangelista, Ivan Sarney e Isaías Pereirinha. (Blog do Waldemar Ter)

Carlos Nina, Elineuza e Djalma Rodrigues

NOTA DO BLOG HORA EXTRA 

Casado com a jornalista e professora Elineusa Matos Rodrigues, com quem teve a talentosa Lívia, fonte maior de inspiração de Djalma, o saudoso jornalista era o que se pode chamar de “produto sem rejeição”. Dono de um estilo próprio de narrar fatos através da escrita, Djalma, por muitos anos assinou a coluna dominical ‘E-mail pra Dona Bibi’ no jornal Atos e Fatos e por último, de forma esporádica, no Jornal Extra. Neste bem-lido espaço dominical, Lívia virou personagem principal, desde os seus primeiros dias de nascida.

Convém lembrar que no segmento da comunicação, Djalma Rodrigues foi um profissional completo. Deixou suas digitais no jornal impresso, no rádio, na TV e na chamada blogosfera, com um canal de notícias rotulado por seu nome.

Além de laborar nesses quatro segmentos da mídia, Djalma foi um exímio assessor de comunicação, que na literatura acadêmica significa relações públicas (RP).

Por fim, se Djalma escreveu um livro autobiográfico, o mesmo este editor do blog Hora Extra não pode se referir quando o assunto é o saudoso colega, através de uma única obra literária. Certamente, para falar de Djalma Rodrigues, diante de tudo o que ele fez em vida para o bem de muitos, seria preciso uma coleção de livros, livros em série, em volumes…

Elineusa Matos, Djalma Rodrigues (in memorian) e Walkir Marinho

…Uma espécie de Enciclopédia Barsa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *