GANHANDO NO GRITO – A Independência do Brasil e a Dependência do Programa Bolsa Família

A Independência do Brasil é celebrada em 7 de setembro. A data comemorativa é feriado nacional desde o ano de 1946 por meio da Lei Federal Nº 662. O objetivo é relembrar a separação do Brasil do domínio de Portugal.

Foto: Reprodução

O Dia da Independência do Brasil tem como referência histórica o grito de “independência ou morte” de D. Pedro, às margens do Rio Ipiranga, ocorrida no dia 7 de setembro de 1822. Apesar de diversos historiadores apontarem o local como o grande marco, há quem defenda que o “o grito da Independência”, tenha acontecido em uma colina localizada próximo ao riacho Ipiranga. (site educamais)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Passados exatos 202 anos deste marco da história do Brasil, a independência econômica desse gigante com mais de 214 milhões de habitantes, ainda é uma batalha longe de chegar ao fim. Isso porque os indicadores sociais navegam contra a correnteza do progresso, em meio à crescente onda de desemprego e quedas de oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho. Uma cachoeira de desocupados, pois muitos nunca tiveram se quer a CTPS assinada.

Há três décadas,  boa parte da população brasileira, formada por famílias de baixa renda, é mantida por programas sociais com maior ênfase para o Bolsa Família, inicialmente batizado de Bolsa Escola. O programa lançado ainda no governo Fernando Henrique Cardoso, foi ampliado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e hoje é a mola de sustentação de milhões de brasileiros.

O Bolsa Família, atualmente é mantido pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS),  com um benefício médio de R$ 683,75 com base em junho de 2024. Naquele mês, o repasse chegou a 20,84 milhões de famílias em todo o Brasil, sendo que 198,31 mil delas foram incluídas no referido programa no sexto mês do ano.

Portanto, apesar de o Brasil ter conquistado a sua independência do domínio português em 7 de setembro de 1822, a dependência de milhões de brasileiros que tem como base de sustentação o Bolsa Família, anda léguas de distância de chegar ao final.

 

 

1 pensou em “GANHANDO NO GRITO – A Independência do Brasil e a Dependência do Programa Bolsa Família

  1. Como bem citado na materia ! Esta longe dos brasileiros conquistarem a independência propriamente dita , foi invertida de domínio português por escravidão socialista, cujo nome de benefícios sociais que nada Mais que um cabretros a quem se faz de vitima do desemprego e comodismo pessoais com frações doadas pelo governo federal tirando as forças de alguns que poderiam esta no mercado de trabalho ” CLT , o quais acreditam que esta tudo certinho , e essa renda poderia ser empregada na saúde educação e segurança em favor dos brasileiros os quais todos precisamos desses artefatos quais foi escrivinhados na famosa constituição brasileira, um dia voltaremos a sorrir como antes , ernilson ⛵⛵.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *