DANDO NÓ EM TRILHO – Depois dos engodos VLT e BRT, agora tão prometendo trem de passageiros de São Luís para Itapecuru Mirim

A Infra S.A., estatal brasileira formada pela fusão da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, assinou contratos para a elaboração de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) voltados para o transporte de passageiros em seis trechos das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul do país.

Antiga linha de trem São Luís – Teresina da Reffsa (Foto: Reprodução)

O Lote I, denominado Lote Nordeste, é composto pelas ligações Salvador/BA – Feira de Santana/BA, com 107 km; São Luís/MA – Itapecuru Mirim/MA, com 116 km; e Fortaleza/CE – Sobral/CE, com 240 km. O grupo é formado pelas empresas Systra Engenharia e Consultoria Ltda. (líder), Houer Consultoria e Concessões Ltda., Tylin Brazil Ltda., e M Viana Sociedade de Advogados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

O trecho entre São Luís  a Itapecuru Mirim terá 116 km de extensão e atualmente é faz parte da malha da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL).

Os contratos foram assinados em 29 de julho, e a Ordem de Serviço foi emitida no dia 8 de agosto.

Divulgação

Os contratos têm duração de até 33 meses, no entanto, os primeiros projetos devem ser entregues ainda no início de 2025. O Evtea inclui avaliação das dimensões de mercado e demanda, engenharia, operacional, socioambiental econômico-financeira e documental jurídico-regulatório.

Os trabalhos vão avaliar a viabilidade de implementação e operação do transporte de passageiros sobre trilhos nessas localidades. Na prática, os estudos indicarão os investimentos necessários na infraestrutura ferroviária existente e os custos para as empresas interessadas em operar os trechos, além dos aspectos ambientais dos empreendimentos. A estimativa é de que o material comece a ser entregue no final deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *