SALTO EM DISTÂNCIA – “Arraial da Pista de Atletismo” quase arrembenta com as tradições culturais do Maranhão

Em maio deste ano, a pista de atletismo do Complexo Esportivo Castelão foi removida do solo, sem qualquer prévio aviso aos seus usuários, para dar lugar a uma arena destinada a realização de shows no período junino. Acontece que seus idealizadores, logo de início, trataram de não batizar o espaço com nome de “arraial”, talvez por se tratar de “nomenclatura provinciana”.

Antiga pista de atletismo virou arena para “shows importados” (Foto/Divulgação)

Denominaram a tal “arena privada” instalada em área pública e cercada por tapumes, de “Bumba Meu São João”. Talvez por isso, que os organizadores do agito não exitaram em “importar” as diversas atrações, 18 no total, que se apresentaram no local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

Foram três finais de semana com tudo que se tem direito em “musicalidade estrangeira”. Pouco teve do tradicional forró e as mais autênticas manifestações culturais do Maranhão.

Talvez por isso, a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em seu programa especial de São João deste ano, tenha excluído os festejos juninos do Maranhão no referido documentário, como bem lembrou e questionou o jornalista e professor universitário Ed Wilson, que divulgou a vexatória situação em seu bem acessado site de notícias.

Talvez também por isso, que o presidente Lula, durante sua visita à São Luís, em entrevista ao jornalista Jorge Aragão (Mirante News), tenha dito que não sabia que o Maranhão tinha tradição de fazer São João (ele citou apenas Campina Grande(PB), Caruaru(PE) e Juazeiro(BA).

Diante de tantos “talvez”, talvez esteja na época de se valorizar mais a cultura e a música popular maranhense. Talvez seja a sua vez!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *