O site Metrópoles publicou nesta segunda-feira duas situações de calamidade pública registradas em dois estados brasileiros, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Dois contrastes referentes a questões climáticas e de interferência do homem na natureza. Confira:
O governo do Mato Grosso do Sul (MS) decretou, nesta segunda-feira (24/6), situação de emergência nos municípios atingidos por incêndios florestais, principalmente na região do Pantanal. O decreto, publicado no Diário Oficial do estado, tem prazo de 180 dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do documento de emergência é promover um combate mais rápido e eficaz contra as chamas. Em caso de risco iminente, os agentes poderão adentrar as casas para prestar socorro, determinar a evacuação e usar propriedade particular.
Enquanto isso, moradores de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, retornaram às ruas entre a noite de domingo (23/6) e a manhã desta segunda-feira (24/6), após a inundação dos bairros San Souci e Itaí. As vias ficaram alagadas devido à elevação do nível do lago Guaíba e do rio Jacuí, causada pelas chuvas intensas do fim de semana.
O nível das águas do Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas. De acordo com a medição mais recente realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 6h15, o índice estava em 3,41 metros.
A Defesa Civil de Eldorado do Sul informou aos moradores dos bairros San Souci e Itaí que devem evacuar essas áreas e buscar abrigo no prédio público na cidade de Guaíba, conhecido como Solon Tavares, onde funciona a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).