DE UM ÂNGULO MILIMÉTRICO – Fotógrafo Paulo Caruá mostra a cultura cor-de-rosa de São Luís por dentro e por fora

Um dos casarões mais tradicionais do Centro Histórico de São Luís está de roupagem nova. O imóvel colonial de dois pavimentos encravado no quarteirão do secular Mercado das Tulhas, na esquina das ruas Portugal e Estrela, após ampla reforma, está com sua fachada tingida de cor-de-rosa.

Lata do Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa, temática ao bumba meu boi (Foto: Paulo Caruá)

Com as devidas proporções, esse famoso endereço, diante sua importância para a cultura da capital maranhense, talvez até mereça ser comparado ao “cruzamento da Ipiranga com a Avenida São João”, em São Paulo, maior cidade da América Latina. Ou talvez continue passando despercebido ou desapercebido por ludovicenses e visitantes da capital fundada por franceses em 1612.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alumar

No entanto, o renomado fotógrafo Paulo Caruá viu naquele prédio de fachada rosada, a oportunidade para clicar a litografia de uma lata de refrigerante genuinamente maranhense, temática ao São João de São Luís e do Maranhão. Dentro dessa embalagem metálica está nada mais, nada menos, o Guaraná Jesus, um dos produtos mais tradicionais e consumidos na Grande Ilha.

Caruá, portanto, retrata com um só click, de um ângulo milimétrico, parte da cultura colonial e gastronômica do Centro Histórico de São Luís. Uma bebida gaseificada de sabor inigualável, na cor rosa, que virou referência maranhense em todo o Brasil.

Um brinde à sensibilidade desse popular retratista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *