O aniversariante do dia, José Sarney, desde cedo, está com as portas abertas da mansão onde mora, no Lago Sul, em Brasília, recebendo amigos e cumprimentos em alusão aos seus 94 anos. As congratulações e felicitações também estão chegando por meio de mensagens, vídeos, telefonemas e telegramas por toda esta quarta-feira (24/4). Essa idade o coloca como o mais longevo ex-presidente da República brasileira.
José Sarney de Araújo Costa, nascido José Ribamar Ferreira de Araújo Costa, é um advogado, político e escritor brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro. Serviu como o 20.º vice-presidente do Brasil durante 1985 e como o 31.º presidente do Brasil de 1985 a 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Experiente e experimentado em todas as situações que um chefe de estado já pode ter vivido, o ilustre aniversariante é uma lenda viva da política brasileira. Não por acaso, é grande o número de figuras importantes da política nacional, inclusive seus sete sucessores, que buscaram, mesmo em campos opostos, e seguem buscando seus conselhos, mostrando, comprovando e atestando a influência que Sarney continua exercendo.
Certa vez, o então presidente da República José Sarney, já no final do seu mandado de cinco anos, disse em alto e bom som: “Um cidadão brasileiro como eu, que chega à Presidência da República, não almeja mais nenhum cargo público”.
No entanto, logo que deixou o cargo de presidente do Brasil em 1990, José Sarney se candidatou e foi eleito senador da República pelo recém-criado estado do Amapá. Por lá, exerceu três mandatos consecutivos, de 1991 até 2015. Neste período, presidiu o Senado Federal do Brasil em três ocasiões.
Na sua carreira política, José Sarney também foi deputado e governador do estado do Maranhão. No entanto, não chegou a ocupar cargos eletivos na esfera municipal, nem no Legislativo, nem no Executivo. Mas soube intervir muito bem nesse aspecto. E como soube!
As fotos que ilustram esta matéria são de domínio público, reproduzidas da Internet. Alguns dados sobre José Sarney têm como fonte o Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sou seu grande admirador, como cidadão e como gestor público Federal, deste grande PAÍS.
É como minha mãe dizia: esse será o homem jamais esquecido no Brasil e no mundo, por sua inteligência e competência no que faz e diz. Concordo com ela, nascida em São Bento, conheceu o início da história do seu conterrâneo. E agora é esperar, pois o que ele fez está feito e quem ouviu o que ele disse, certamente sobreviveu e sobreviverá.